CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O furacão Lidia atingiu força de categoria 4 na tarde desta terça-feira, enquanto avançava em direção à costa do Pacífico do México, onde grandes resorts de praias e pontos turísticos se preparam para chuvas significativas, prováveis inundações e ventos iminentes com força de furacão.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) alertou que o furacão Lidia era de força “extremamente perigosa” e poderia se fortalecer ainda mais antes de atingir o continente na noite de terça-feira.
O furacão estava a 177 km ao sudoeste de Puerto Vallarta, um importante destino turístico, informou o NHC com sede em Miami em seu boletim mais recente.
O centro estimou que o Lidia estava se movendo do leste em direção ao nordeste a 26 km/h com ventos máximos sustentados de 225 km/h.
O aeroporto de Puerto Vallarta anunciou nas redes sociais que fecharia a partir das 16h no horário local até às 8h de quarta-feira.
A precipitação do furacão foi estimada entre 100 e 200mm, embora algumas áreas possam atingir até 300mm até quarta-feira, de acordo com um boletim anterior.
Uma grande parte das regiões oeste e central do México provavelmente sentirá o impacto da chuva esperada, incluindo o Estado de Nayarit, partes do sul do Estado de Sinaloa, além de regiões litorâneas do Estado de Jalisco.
(Reportagem de Raul Cortes Fernandez e Brendan O’Boyle; reportagem adicional de Isabel Woodford)