REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • FMI melhora perspectiva de crescimento do Brasil em 2024 a 3,7% e mantém estimativa para 2025

FMI melhora perspectiva de crescimento do Brasil em 2024 a 3,7% e mantém estimativa para 2025

FMI melhora perspectiva de crescimento do Brasil em 2024 a 3,7% e mantém estimativa para 2025

Vista deslumbrante de um lounge com pessoas desfrutando de drinks e refeições, em um ambiente sofisticado e iluminado, sobre uma cidade vibrante.

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a estimativa de crescimento da economia do Brasil em 2024 e manteve a perspectiva de desaceleração para 2025, mostraram novas estimativas divulgadas nesta sexta-feira.

Na revisão de seu relatório Perspectiva Econômica Global, o FMI elevou a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 a 3,7%, de 3,0% em outubro.

A projeção do FMI agora é melhor do que a do próprio governo, que em novembro projetou avanço de 3,3% do PIB em 2024, e também fica acima da estimativa do Banco Central, de 3,5%.

O FMI manteve o cenário de desaceleração para 2,2% em 2025, mas reduziu a conta para 2026 em 0,1 ponto percentual, passando a ver uma expansão da economia também de 2,2%.

O IBGE divulgará os dados do PIB do quarto trimestre e do acumulado de 2024 em 7 de março.

No terceiro trimestre, a expansão do PIB ficou em 0,9% na comparação com os três meses anteriores. No acumulado do ano até setembro, o Brasil acumula crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2023.

A expectativa para o quarto trimestre é de desaceleração gradual da economia no final do ano passado depois de surpreender nos primeiros trimestres, em meio ao ciclo de aperto monetário realizado pelo Banco Central.

Mas, mesmo diante da política monetária contracionista, a economia segue aquecida em meio a um mercado de trabalho saudável e aumento da renda, o que por sua vez gera pressão inflacionária.

Na véspera, o BC informou que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,1% em relação ao mês anterior, em dado dessazonalizado, melhor do que a expectativa de estagnação.

No final do ano passado, a autoridade monetária elevou a taxa de juros Selic em 1,00 ponto percentual, a 12,25% ao ano, surpreendendo ao prever mais duas altas da mesma magnitude à frente.

Os resultados esperados pelo FMI para o Brasil superam a perspectiva para o México, que deve crescer 1,8% em 2024, desacelerando a 1,4% em 2025 e depois indo a 2,0% em 2026.

Com isso, o FMI calcula expansão da América Latina e Caribe de 2,4% no ano passado, indo a 2,5% e 2,7%, respectivamente, em 2025 e 2026. O cenário para o ano passado foi melhorado ante 2,1% antes, mas para os outros anos não houve alteração.

A perspectiva para as Economias de Mercados Emergentes e em Desenvolvimento, das quais o Brasil faz parte, permaneceu em 4,2% para o ano passado e este, e subiu 0,1 ponto para 2026, para 4,3%.

“Nos mercados emergentes e economias em desenvolvimento, o crescimento em 2025 e 2026 deve igualar amplamente o de 2024”, disse o FMI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma profissional de direito usando um tablet ao lado de uma balança da justiça e um martelo de juiz, simbolizando a advocacia moderna e sua relação com a tecnologia.

Regulamentada a Reforma Tributária

Foi publicada, com vetos, na Edição Extra B do DOU de 16.1.2025, a Lei Complementar 214/2025, que regulamenta a Reforma Tributária instituída pela EC 132/2023.  Importante destacar que o referido ato é o primeiro a ser publicado depois da EC, logo, é esperado que novos projetos sejam aprovados para regulamentar,

Paisagem urbana à noite com luzes de tráfego e um prédio iluminado com uma cruz no topo. Captura dinâmica de veículos em movimento.

UE intensifica investigação sobre X, de Musk, a dias da posse de Trump

Por Marine Strauss e Philip Blenkinsop BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que está intensificando sua investigação sobre se a rede de mídia social X, de Elon Musk, violou as regras da UE sobre moderação de conteúdo com solicitações de informações e uma ordem para que ela

Homem de terno azul, fazendo uma apresentação e segurando papéis, com garrafinhas de água à sua frente em um ambiente formal de reunião.

Tarifas de carbono podem fazer parte de programa tarifário geral, diz Bessent

WASHINGTON (Reuters) – Escolhido pelo presidente eleito Donald Trump para ser o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent disse a senadores nesta quinta-feira que está interessado em potencialmente impor tarifas sobre as emissões de carbono. “É uma ideia muito interessante que pode fazer parte de um programa tarifário

Imagem de um homem vestido com terno azul e camisa branca, sorrindo e posando em um ambiente com paredes de madeira e sofá. A atmosfera é acolhedora e profissional.

Haddad diz não acreditar que haja polêmica sobre vetos da reforma tributária

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira que não enxerga uma polêmica em relação aos vetos a pontos do texto da regulamentação da reforma tributária, sancionada mais cedo. Em entrevista a jornalistas na saída da Fazenda, Haddad disse que os vetos são