thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EUA comemoram “resgate bem-sucedido” de opositores na embaixada argentina em Caracas

Imagem da Embaixada da República Argentina, destacando a bandeira argentina e a arquitetura do edifício com vegetação ao redor.

(Reuters) – O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse na terça-feira que, após uma operação que ele descreveu como “precisa”, todos os opositores “detidos” na residência argentina em Caracas foram resgatados e estão seguros em território norte-americano.

Em uma mensagem em sua conta no X, Rubio acrescentou que os Estados Unidos comemoram o “resgate bem-sucedido” dos cinco venezuelanos, colaboradores da líder da oposição María Corina Machado, que estavam detidos na residência diplomática desde março de 2024, depois que a promotoria os acusou de conspiração e emitiu mandados de prisão contra eles.

Outro assessor da oposição que morava na residência, Fernando Martínez, se entregou à promotoria em dezembro e morreu em sua casa em fevereiro, disse a oposição.

Rubio não deu detalhes sobre a operação, e Machado disse em outra publicação nas redes sociais que foi uma operação “impecável e épica”.

“Vamos libertar cada um de nossos 900 heróis presos”, acrescentou Machado, referindo-se a vários políticos e ativistas que foram detidos no ano passado.

A saída dos colaboradores de Machado da residência argentina, que estava sob guarda brasileira depois que Buenos Aires cortou relações com Caracas em julho, ocorreu no momento em que o presidente Nicolás Maduro está em Moscou para eventos em comemoração ao 80º aniversário da vitória contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

O governo brasileiro, que vinha fornecendo proteção política à embaixada, disse que não havia sido informado sobre a operação.

Já o presidente argentino, Javier Milei, expressou seu apreço pela operação bem-sucedida e agradeceu aos envolvidos, especialmente ao secretário de Estado dos EUA.

“O governo nacional aprecia profundamente os esforços feitos para garantir a segurança e o bem-estar daqueles que por muito tempo estiveram sob proteção argentina contra a perseguição do regime de Nicolás Maduro”, disse o gabinete do presidente no X.

“Essa ação representa um passo importante na defesa da liberdade na região”, acrescentou.

O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um protesto pedindo a libertação de Mahmoud Khalil, com um cartaz em destaque. O fundo mostra pessoas reunidas, reforçando a manifestação.

Juiz exige que governo Trump detalhe base legal para deportar ativista palestino

(Reuters) – Um juiz federal instruiu a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira a detalhar o precedente legal para seu plano de deportar Mahmoud Khalil, um ativista palestino cuja presença no país pode prejudicar os interesses da política externa norte-americana, segundo alega o governo. O juiz

O príncipe Mohammed bin Salman apresentando o projeto THE LINE, uma cidade futurista da Arábia Saudita que promete inovação e sustentabilidade.

Arábia Saudita evita aderir ao Brics de olho em laços vitais com EUA

A Arábia Saudita não aderiu formalmente ao bloco Brics, apesar de ter participado de uma reunião no Brasil na semana passada, segundo duas fontes, o que poderia perturbar Washington, no momento que Riad busca fechar acordos com seu aliado Estados Unidos. A questão da participação no Brics tem sido diplomaticamente

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.