thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EUA chegam a acordo para estender presença militar em base no Catar, diz fonte

Presença militar dos EUA em Israel

Por Jonathan Landay e Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos chegaram a um acordo para estender sua presença militar em uma base no Catar por mais 10 anos, disse à Reuters uma fonte familiarizada com o assunto nesta terça-feira.

A base em questão é a Base Aérea de Al Udeid, localizada no deserto a sudoeste de Doha e que acolhe a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

O desenrolar foi relatado primeiro pela CNN. O Departamento de Defesa dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário nesta terça-feira.

O pequeno estado do Golfo desempenhou um papel fundamental nas negociações de mediação com o Hamas e autoridades israelenses em relação à guerra em Gaza e à libertação de reféns capturados pelo grupo islâmico palestino em seu ataque transfronteiriço de 7 de outubro a Israel, que matou 1.200 pessoas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, tem conversado regularmente com o emir do Catar desde 7 de outubro sobre como garantir a libertação de reféns detidos pelo Hamas e sobre o aumento da ajuda a Gaza, onde as investidas de Israel desde o ataque do Hamas já deixaram mais de 22.000 palestinos, segundo as autoridades de saúde de Gaza.

O Catar é também um importante aliado dos EUA fora da OTAN, designação concedida pelos Estados Unidos a aliados próximos, não pertencentes à OTAN, que têm relações de trabalho estratégicas com os militares dos EUA.

O Estado do Golfo também tem sido um canal para o diálogo dos EUA com os talibãs desde a retirada norte-americana do Afeganistão em 2021 e desempenhou um papel na mediação de acordos que, no final de 2023, levaram à libertação de alguns norte-americanos pela Venezuela e pelo Irã em trocas de prisioneiros.

(Reportagem de Jonathan Landay em Washington; Reportagem adicional de Kanishka Singh)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Cédula de 50 dólares sobre um mapa, representando transações financeiras e viagens.

Dólar tem leve alta com incerteza sobre política tarifária dos EUA

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar à vista tinha leve alta ante o real nesta quarta-feira, apesar das perdas da moeda norte-americana em outros mercados emergentes, à medida que a incerteza sobre a política comercial dos Estados Unidos compensava o otimismo com a possibilidade de negociações tarifárias

mãos cruzados sob contrato de honorários advocatícios

Honorários Advocatícios: o que são e como funcionam na prática?

Você sabe o que são honorários advocatícios e como eles impactam a relação entre advogado e cliente? Os honorários advocatícios são a remuneração que os advogados, regularmente inscritos na OAB, recebem pela prestação de serviços jurídicos. Muito além de uma simples contraprestação, sua aplicação envolve aspectos legais, éticos e práticos

Meta usará postagens públicas e interações de IA para treinar modelos na UE

Meta usará postagens públicas e interações de IA para treinar modelos na UE

(Reuters) – A Meta informou esta segunda-feira que utilizará interações que os usuários têm com sua inteligência artificial, bem como postagens públicas e comentários compartilhados por adultos em suas plataformas, para treinar seus modelos de IA na União Europeia. A ação da controladora do Facebook ocorre após a companhia lançar

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.