thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EXCLUSIVO-Etiópia será aprovada como sede da cúpula climática COP32 em 2027

Vista panorâmica do skyline de uma cidade durante o pôr do sol, com prédios variados e uma montanha ao fundo, destacando a urbanização e o clima tranquilo.

Por Lisandra Paraguassu e Valerie Volcovici e Simon Jessop

BELÉM (Reuters) – A Etiópia deve ser confirmada nesta terça-feira como sede da cúpula climática COP32 em 2027, disse à Reuters o presidente da COP30 deste ano.

No entanto, a escolha do anfitrião da COP31 no próximo ano continua sendo um ponto de discórdia, com Austrália e Turquia disputando o evento de 2026. A Austrália fez sua proposta para a COP31 em parceria com as Ilhas do Pacífico, que são consideradas um dos lugares mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas.

Os países participantes concordaram, em princípio, em realizar a conferência de 2027 na capital da Etiópia, Adis Abeba, durante o primeiro dia da COP30 do Brasil na segunda-feira, disse o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

A escolha ainda precisa ser formalmente adotada, o que deve ocorrer nesta terça-feira. Um delegado de um país industrializado disse à Reuters que não conseguia imaginar por que haveria um problema.

A Etiópia lançou sua candidatura em setembro, competindo com a Nigéria. No entanto, o Bureau de Países Africanos decidiu, por unanimidade, promover a Etiópia como candidata a anfitriã, disseram fontes à Reuters.

As cúpulas da COP se revezam entre as regiões do mundo. A conferência deste ano está sendo realizada na cidade amazônica de Belém. A escolha da sede do ano que vem dentro do grupo “Europa Ocidental e Outros” está em suspenso há meses, sem que a Turquia ou a Austrália desistam.

Corrêa do Lago pediu aos países do grupo da Europa Ocidental na segunda-feira que resolvessem o impasse o mais rápido possível. Se o impasse não for resolvido, a conferência será realizada em Bonn, na Alemanha, onde fica a sede da agência climática da ONU.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher de roupa semssada com expressão preocupada, cercada por pessoas na saída de um prédio, em um ambiente interno com paredes brancas e piso escuro, relacionada ao tema de crise política e protestos

Toffoli anula provas sobre ex-primeira dama do Peru no caso Odebrecht

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira a anulação de provas do acordo de leniência celebrado pela Odebrecht, atualmente conhecida como Novonor, contra a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, segundo decisão vista pela Reuters. O magistrado também proibiu que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.