thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Produção de etanol do centro-sul avança 24,5% na 1ª parte de novembro

Imagem de uma máquina agrícola no campo durante o dia, com céu ensolarado ao fundo. Destaca-se o equipamento de colheita em operação na lavoura.

SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) – A produção de etanol do centro-sul do Brasil aumentou 24,45% na primeira quinzena de novembro, para 1,35 bilhão de litros, à medida que usinas destinam mais cana para a fabricação do biocombustível em detrimento do açúcar, cujos volumes ficaram abaixo das expectativas, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) publicados nesta segunda-feira.

Na primeira quinzena de novembro, a proporção da matéria-prima direcionada à fabricação de etanol passou para 61,39%, versus 56,86% no mesmo período do ano passado. No caso do adoçante, houve recuo de 7,4 pontos percentuais, para 38,61%.

“Essa é a sexta quinzena consecutiva com queda nesse indicador (para o açúcar), resultado da menor atratividade do adoçante e da redução na qualidade da matéria-prima agora no final de safra”, disse o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues.

Com a queda dos preços do açúcar no mercado global, ficou mais vantajoso para usinas produzirem mais o biocombustível na parte final da safra 2025/26.

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil somou 983 mil toneladas na primeira quinzena de novembro, ficando abaixo das expectativas de analistas em uma pesquisa realizada pela S&P Global Commodity Insights, que apontou 1,08 milhão de toneladas métricas no período.

Ainda assim, a produção aumentou 8,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, com um avanço de 14,34% na moagem de cana, para 18,76 milhões de toneladas.

No acumulado da safra 2025/2026 até 16 de novembro, a moagem da principal região produtora atingiu 576,25 milhões de toneladas, recuo de 1,26%.

Na primeira quinzena de novembro, 42 unidades encerraram a moagem. No acumulado desde o início da safra, 120 unidades já tinham concluído o processamento, ante apenas 70 usinas no mesmo período do ciclo anterior, informou a Unica.

No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação do adoçante totalizou 39,18 milhões de toneladas, avanço de 2,1% na comparação com a mesma época do ano passado, com um “mix” mais açucareiro na primeira parte da temporada.

Já a fabricação do biocombustível totalizou 28,35 bilhões de litros no acumulado da safra, queda anual 5,60%, um resultado que só não foi pior pelo aumento da produção de etanol de milho.

No acumulado desde o início da safra até 16 de novembro, a comercialização de etanol pelas unidades do centro-sul somou 22 bilhões de litros, recuo de quase 2%.

O volume acumulado de etanol hidratado totalizou 13,75 bilhões de litros (-5,34%), enquanto o de anidro alcançou 8,26 bilhão de litros (+4,49%), com maior demanda do combustível para fazer a mistura na gasolina vendida nos postos.

(Por Gabriel Araujo e Roberto Samora; edição de Letícia Fucuchima)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.