thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Equipes de resgate procuram sobreviventes de terremoto no Afeganistão; Taliban calcula 2.400 mortos

Equipes de resgate procuram sobreviventes de terremoto no Afeganistão; Taliban calcula 2.400 mortos

Por Mohammad Yunus Yawar e Syed Hassib

HERAT, Afeganistão (Reuters) – Equipes de resgate afegãs se esforçavam nesta segunda-feira para retirar sobreviventes e corpos que ainda estavam sob os escombros de construções desmoronadas dois dias depois que o terremoto mais mortal dos últimos anos atingiu a cidade de Herat, no noroeste do país, e vilarejos vizinhos.

A administração do Taliban disse que há pelo menos 2.400 mortos e muitas outras pessoas feridas devido ao terremoto, que está entre os mais letais do mundo este ano depois dos tremores na Turquia e na Síria, nos quais cerca de 50 mil pessoas morreram.

Segundo as autoridades, tremores secundários periódicos continuaram a abalar as áreas afetadas nesta segunda-feira, forçando as pessoas já assustadas a saírem de suas casas.

Os vizinhos Paquistão e Irã se ofereceram para enviar equipes de resgate e ajuda humanitária, enquanto a Sociedade da Cruz Vermelha da China ofereceu ajuda em dinheiro. Uma equipe técnica iraniana chegou à área, disse o mulá Janan Sayeeq, porta-voz do Ministério de Gestão de Desastres, durante uma coletiva de imprensa.

O porta-voz do governador de Herat, Nissar Ahmad Elyias, disse à Reuters que mais de uma dúzia de vilarejos ao redor de Herat foram atingidos.

Muitos prédios da cidade de Herat foram relativamente poupados, mas os minaretes medievais de suas famosas mesquitas sofreram danos, como mostram fotografias nas redes sociais.

“SOB OS ESCOMBROS”

“Muitos membros de nossa família foram martirizados, inclusive um de meus filhos, e meu outro filho também está ferido”, disse Mir Ahmed, morador de Herat, à Reuters, em um hospital que estava tratando sobreviventes.

“A maioria das pessoas está sob os escombros”

Em uma declaração no final do domingo, o Escritório Humanitário da ONU calculou o número de mortos nos terremotos em 1.023, com mais 1.663 pessoas feridas e mais de 500 desaparecidas. Ele disse que todas as casas do distrito de Zindajan, em Herat, foram destruídas.

O sistema de saúde do Afeganistão, que depende quase que totalmente da ajuda externa, enfrentou cortes incapacitantes nos dois anos desde que o Taliban assumiu o controle e grande parte da assistência internacional, que constituía a espinha dorsal da economia, foi interrompida.

Sayeeq, porta-voz do departamento de gerenciamento de desastres, disse que, além dos mortos e feridos, milhares de pessoas foram afetadas, com 20 vilarejos — compostos por mais de 1.900 casas de cerca de 10 mil pessoas — destruídos.

Muitos sobreviventes permaneceram sob o céu aberto enquanto a ajuda médica e alimentar chegava a eles.

O chefe de resposta emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS), Alaa AbouZeid, disse à Reuters em uma entrevista que havia uma enorme necessidade de abrigo com a queda das temperaturas.

“Temos casos que recebem tratamento e devem voltar para casa, mas, infelizmente, eles não têm (uma casa para onde voltar)”, disse ele, acrescentando que as pessoas estavam até com medo de entrar em casas parcialmente danificadas.

A maioria das vítimas eram mulheres e crianças, disse AbouZeid, já que no momento do terremoto, às 11 horas da manhã, a maioria dos homens estava fora de casa.

(Reportagem adicional de Emma Farge)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.