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Editoras independentes fazem queixa antitruste na UE contra visões gerais de IA do Google

Imagem com símbolo do Google, um martelo de juiz e a bandeira da União Europeia ao fundo, representando regulamentos e ações legais relacionadas à internet na Europa.

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) – Um grupo de editoras independentes fez uma queixa antitruste à União Europeia contra o Google, da Alphabet, envolvendo as visões gerais de inteligência artificial da empresa de tecnologia, bem como pediu uma medida provisória para evitar danos supostamente irreparáveis a elas, de acordo com um documento visto pela Reuters.

As visões gerais de IA do Google são resumos gerados por IA que aparecem acima de hiperlinks tradicionais para páginas da web relevantes e são exibidos para usuários em mais de 100 países. A empresa começou a adicionar anúncios às visões gerais de IA em maio passado.

O Google está fazendo sua maior aposta ao integrar IA à pesquisa, mas a mudança gerou preocupações de alguns provedores de conteúdo, como editoras.

O documento da Independent Publishers Alliance, datado de 30 de junho, apresenta uma queixa à Comissão Europeia e alega que o Google abusa do seu poder de mercado nas pesquisas online.

“O principal serviço de busca do Google está usando indevidamente o conteúdo da web para as visões gerais de IA do Google na pesquisa Google, o que causou, e continua causando, danos significativos às editoras, incluindo editoras de notícias, na forma de perda de tráfego, leitores e receita”, diz o documento.

O texto disse que o Google posiciona suas visões gerais de IA no topo de sua página geral de resultados de mecanismos de busca para exibir seus próprios resumos, que são gerados usando material das editoras, e alega que o posicionamento do Google prejudica o conteúdo original das editoras.

“Os editores que usam a pesquisa Google não têm a opção de cancelar a inclusão de seu material no treinamento do modelo de linguagem grande da IA do Google e/ou de serem rastreados para resumos, sem perder a capacidade de aparecer na página geral de resultados de pesquisa do Google”, diz a reclamação.

A Comissão não quis comentar.

A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido confirmou o recebimento da reclamação.

O Google disse que envia bilhões de cliques para sites todos os dias.

“Novas experiências de IA na pesquisa permitem que as pessoas façam ainda mais perguntas, o que cria novas oportunidades para que conteúdo e empresas sejam descobertos”, disse um porta-voz do Google.

O site da Independent Publishers Alliance diz que é uma comunidade sem fins lucrativos que defende editoras independentes, mas não menciona o nome delas.

O Movimento por uma Web Aberta, cujos membros incluem anunciantes e editores digitais, e a organização sem fins lucrativos britânica Foxglove Legal Community Interest Company, que afirma defender a justiça no mundo da tecnologia, também são signatários da denúncia.

Eles disseram que uma medida provisória era necessária para evitar danos sérios e irreparáveis à concorrência e garantir o acesso às notícias.

O Google disse que inúmeras alegações sobre o tráfego de pesquisa geralmente são baseadas em dados altamente incompletos e distorcidos.

“A realidade é que os sites podem ganhar e perder tráfego por vários motivos, incluindo demanda sazonal, interesses dos usuários e atualizações algorítmicas regulares da pesquisa”, disse o porta-voz do Google.

A codiretora executiva da Foxglove, Rosa Curling, disse que jornalistas e editores enfrentam uma situação terrível.

“Notícias independentes enfrentam uma ameaça existencial: as visões gerais de IA do Google”, disse ela à Reuters.

“É por isso que, com esta reclamação, a Foxglove e nossos parceiros estão pedindo à Comissão Europeia, juntamente com outros reguladores ao redor do mundo, que tome uma posição e permita que o jornalismo independente opte por não participar”, disse Curling.

Os três grupos apresentaram uma queixa semelhante e um pedido de medida provisória à autoridade de concorrência do Reino Unido.

As reclamações ecoaram um processo movido nos Estados Unidos por uma empresa de tecnologia educacional dos EUA, que disse que as visões gerais de IA do Google estão corroendo a demanda por conteúdo original e prejudicando a capacidade dos editores de competir, o que resultou em uma queda no número de visitantes e assinantes.

 

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