thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar sobe com quedas dos preços do petróleo e antes de relatório de receitas e despesas

Vários dólares americanos, em papel moeda, dispostos em linhas, representando valores financeiros e economia.

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar à vista subia ante o real nesta quinta-feira, recuperando as perdas da sessão anterior em uma sessão mais negativa para moedas emergentes, com investidores nacionais também se posicionando para a divulgação do relatório de receitas e despesas do governo federal.

Às 9h32, o dólar à vista subia 0,47%, a R$5,6678 na venda.

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,42%, a R$5,681 na venda.

Os movimentos do real tinham como pano de fundo a fraqueza de divisas emergentes no exterior, com a moeda norte-americana avançando sobre o peso mexicano, o rand sul-africano e o peso chileno.

Pesavam sobre os ativos emergentes as fortes quedas dos preços do petróleo no pregão, com perdas de quase 2%, após relatos de que a Opep+ está discutindo o aumento da produção do combustível para julho, elevando temores de que a alta da oferta possa exceder a demanda.

As moedas emergentes tendem a ficar pressionadas com as quedas do petróleo, uma vez que muitos desses países, como o Brasil, dependem economicamente da exportação da commodity.

Os investidores nacionais também pareciam estar se posicionando de forma defensiva antes do Relatório de Receitas e Despesas Primárias do segundo bimestre, que será divulgado pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento às 14h30. No documento, o governo avalia eventuais descasamentos na execução do Orçamento do ano e pode indicar a necessidade de contingenciamento ou bloqueio de despesas para assegurar o cumprimento da meta fiscal e do limite de gastos.

Uma coletiva de imprensa sobre o relatório, com a presença do ministro Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, ocorrerá às 15h.

O mercado tem retomado algumas de suas preocupações com o cenário fiscal brasileiros nos últimos dias, principalmente na esteira de relatos de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode anunciar medidas expansionistas para tentar reverter a queda de sua popularidade.

“As incertezas fiscais internas, principalmente em torno do relatório de receitas e despesas, acaba limitando espaço para a valorização da moeda brasileira”, disse João Duarte, especialista em câmbio da One Investimentos.

No cenário externo, o dólar oscilava pouco frente a seus pares fortes, enquanto os mercados reagiam à aprovação pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do projeto de lei de cortes de impostos do presidente Donald Trump.

Os agentes financeiros temem que o projeto possa aumentar ainda mais a dívida do governo federal, com os receios fiscais crescendo desde que a Moody’s rebaixou a nota de crédito dos EUA na semana passada.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,14%, a 99,732.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa segurando notas de dinheiro na fila do caixa de uma loja, com foco nas mãos e nas cédulas de real brasileiro, em ambiente de compras.

Argentina autoriza uso de dólares por cidadãos sem declaração de origem

BUENOS AIRES (Reuters) – O governo da Argentina anunciou nesta quinta-feira um plano para permitir que os cidadãos usem suas economias em dólares sem ter que explicar sua origem. “Essa mudança de regime visa devolver a liberdade às pessoas e parar de pensar que aqueles que tiveram que se refugiar

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.