thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar oscila pouco com tarifas de Trump e dados em foco

Foto de uma nota de 50 dólares dos Estados Unidos parcialmente visível, simbolizando a riqueza e o dinheiro em transações comerciais.

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar à vista oscilava pouco ante o real nesta terça-feira, à medida que os investidores continuam demonstrando cautela e se posicionando para o esperado anúncio de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto aguardam dados econômicos.

Às 9h45, o dólar à vista subia 0,24%, a R$5,7208 na venda.

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,17%, a R$5,743 reais na venda.

Desde a semana passada, os mercados globais vêm atuando em compasso de espera pelo dia 2 de abril, quando Trump promete anunciar uma série de tarifas recíprocas, conforme busca responder a taxas e outras barreiras comerciais impostas por parceiros sobre produtos dos EUA.

Até o momento, poucos detalhes foram fornecidos sobre os planos de Trump, gerando uma forte sensação de incerteza entre investidores, o que tem significado sessões com pouca volatilidade ou maior aversão ao risco.

Em sua mais recente declaração sobre o tema, o presidente norte-americano disse no domingo que todos os países serão atingidos por seu anúncio de quarta-feira, afastando expectativas de que as medidas poderiam ser mais direcionadas.

Analistas temem que as tarifas de Trump possam gerar uma guerra comercial global, o que poderia reacender a inflação e causar recessão econômica nos EUA, que já vem demonstrando indícios de desaceleração da atividade.

“O mercado está bastante apreensivo com o ‘tarifaço’ do Trump… Não sabemos metrificar o potencial inflacionário, porque não sabemos a intensidade. Então, isso cria incerteza”, disse Nicolas Gomes, especialista em câmbio da Manchester Investimentos.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,12%, a 104,300.

Nesta sessão os investidores ainda analisarão uma série de dados econômicos. Os destaques serão a pesquisa PMI sobre o setor industrial dos EUA em março, a ser divulgada pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), e o relatório Jolts sobre vagas de emprego em aberto em fevereiro na economia norte-americana, com a publicação de ambos às 11h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.