thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar desacelera alta e ronda estabilidade após novo leilão à vista do BC

Pessoa contando notas de dólar em frente a uma contadora de dinheiro, destacando a importância da gestão financeira e da economia.

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar rondava a estabilidade frente ao real nesta segunda-feira, devolvendo os fortes ganhos das primeiras negociações da sessão, após o Banco Central realizar um novo leilão de dólares à vista nesta manhã, enquanto o mercado aguarda um outro leilão de linha.

Às 10h12, o dólar à vista subia 0,05%, a 6,0323 reais na venda.

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,19%, a 6,059 reais na venda.

O BC vendeu 1,627 bilhão de dólares à vista na nova intervenção no mercado de câmbio nesta segunda, no terceiro pregão consecutivo em que a autarquia entra no mercado.

O BC ainda fará um novo leilão de dólares com compromisso de recompra nesta segunda, quando serão ofertados 3 bilhões de dólares ao mercado, em operação anunciada na sexta-feira.

Na quinta-feira, o BC vendeu 4 bilhões de dólares em dois leilões de linha e no dia seguinte vendeu 845 milhões de dólares em um leilão à vista.

No início da sessão desta segunda, o dólar chegou a avançar mais de 1% ante o real, marcando 6,0988 reais na maior cotação, mas devolveu a maior parte dos ganhos após a nova operação realizada pela autoridade monetária.

Apesar de o BC não ter dito o motivo dos leilões, eles ocorrem em meio à crescente desvalorização do real, com o dólar fechando acima de 6,00 reais na maior parte das sessões deste mês em meio à reação negativa do mercado ao duplo anúncio do governo de um pacote fiscal e de uma reforma do Imposto de Renda.

Diante da forte alta do dólar, da desancoragem adicional das expectativas de inflação e da percepção de uma atividade econômica superaquecida, o BC acelerou o ritmo de aperto monetária na semana passada, elevando a taxa Selic em 1 ponto percentual, a 12,25% ao ano. As autoridades ainda sinalizaram com mais duas altas da mesma magnitude no início do próximo ano.

Embora o aumento dos juros e as intervenções sejam, em tese, positivos para o real, a moeda norte-americana seguia em tendência de alta. Na sexta-feira, o dólar à vista encerrou o dia em alta de 0,28%, cotado a 6,0295 reais.

O BC divulga a ata da reunião do Copom na terça-feira.

Analistas consultados pelo Banco Central elevaram a projeção para o dólar na pesquisa Focus divulgada nesta segunda. Na mediana das projeções dos especialistas, o dólar deve fechar este ano em 5,99 reais e 2025 em 5,85 reais, de 5,95 e 5,77 previstos anteriormente.

No cenário externo, os mercados aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira, em que se espera que o banco central dos Estados Unidos reduza os juros em 25 pontos-base.

Investidores estarão atentos, no entanto, às projeções das autoridades do Fed para os movimentos do próximo ano, à medida que o país demonstra sinais de força econômica e estagnação na trajetória da inflação até a meta de 2%.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,08%, a 106,960.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.