thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar acompanha apetite por risco externo com expectativa por dados dos EUA e alívio sobre China

Dólar acompanha apetite por risco externo com expectativa por dados dos EUA e alívio sobre China

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar acelerou suas perdas frente ao real nesta segunda-feira, acompanhando o desempenho da moeda no exterior contra várias divisas arriscadas, com o mercado se mostrando mais otimista antes da divulgação de dados da inflação norte-americana desta semana e após a adoção de novos estímulos na China.

Às 10:19 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,87%, a 4,9388 reais na venda.

Na B3, às 10:19 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,06%, a 4,9530 reais.

A divisa norte-americana também mostrava fraqueza no exterior, onde caía 0,20% contra uma cesta de pares fortes antes da divulgação de dados de inflação nos EUA na quarta-feira, com os investidores atentos para saber se a maior economia do mundo está realmente a caminho de um “pouso suave” e se o Federal Reserve tem mais a avançar no aumento dos juros.

“CPI (índice de preços ao consumidor dos EUA) e varejo ditam o apetite ao risco do mercado antes da decisão do Fomc”, disse o BTG Pactual em relatório a clientes, referindo-se à reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed, que se encerrará na quarta-feira da semana que vem e deve deixar os juros inalterados.

O banco disse esperar leve aceleração do avanço do índice geral ao consumidor e manutenção do ritmo de alta do núcleo da inflação nos Estados Unidos. “O resultado, se confirmado, ainda é benigno para a decisão do Fomc na próxima semana”, disse o BTG.

Custos de empréstimos mais elevados nos EUA tendem a impulsionar os rendimentos dos Treasuries e, consequentemente, manter o dólar em patamares fortes a nível global, conforme investidores migram seus investimentos em renda fixa para a maior economia do mundo.

Da mesma forma, indícios de que o banco central norte-americano abrandará sua postura no combate à inflação costumam impulsionar divisas emergentes de maior rentabilidade, como o real.

Enquanto isso, na China, novos estímulos do governo para o setor financeiro, em meio a temores de desaceleração do crescimento econômico, ajudavam a sustentar o apetite por risco. Moedas emergentes ou sensíveis às commodities, como dólar australiano, peso mexicano e rand sul-africano, subiam de 0,35% a 1,40% nesta manhã.

Já a cena local se mostrava benigna, com o mercado à espera da divulgação do IPCA de agosto na terça-feira. Além disso, alguns participantes do mercado citavam a nomeação de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novos ministros do Esporte e de Portos e Aeroportos como um desdobramento positivo para o clima de negócios.

“A minirreforma ministerial deve melhorar relações entre Executivo e Legislativo”, explicou o BTG.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar fechou o dia cotado a 4,9819 reais na venda, com baixa de 0,12%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

DIÁLOGOS: Ramon Tomazela fala sobre Reforma Tributária

O blog Livraria RT tem o prazer de apresentar “Diálogos”, uma nova iniciativa que integra o Clube de Leitura RT PRIME e promete enriquecer ainda mais a experiência de nossos leitores. O RT PRIME é um clube de assinatura que oferece conteúdos jurídicos cuidadosamente selecionados sob a curadoria da Editora Revista

Edifício da CADE com fachada moderna, logo visível e céu azul ao fundo, no entorno há árvores e nuvens, ambiente corporativo urbano moderno.

Lula discute tarifas e combate ao crime organizado em telefonema com Trump

Por Lisandra Paraguassu BRASÍLIA, 2 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou de tarifas comerciais e combate ao crime organizado em telefonema nesta terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma conversa que durou cerca de 40 minutos e que foi “muito produtiva”, segundo

Edifício da CADE com fachada moderna, logo visível e céu azul ao fundo, no entorno há árvores e nuvens, ambiente corporativo urbano moderno.

Petroleiras se opõem à fusão Subsea7-Saipem em caso antitruste no Brasil

Por Fabio Teixeira RIO DE JANEIRO, 2 Dez (Reuters) – O órgão antitruste brasileiro Cade pediu mais informações às prestadoras de serviços Subsea7 e Saipem, após grandes petroleiras que atuam no país se oporem a uma fusão das companhias, mostraram documentos públicos vistos pela Reuters. A nova empresa resultante da

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.