thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Defesa do multilateralismo climático é fundamental para liderança do Brasil, diz presidente da COP30

Imagem de um representante da ONU em uma conferência, refletindo sobre questões globais. A bandeira da ONU e do Brasil em segundo plano.

Por Gloria Dickie

(Reuters) – O Brasil usará sua presidência da negociação climática global anual das Nações Unidas para pressionar pelo multilateralismo e respeito à ciência, disse o presidente da COP30, André Aranha Corrêa do Lago, nesta quarta-feira, em uma réplica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre questões climáticas.

Em seu primeiro discurso formal como novo líder da COP30, Corrêa do Lago falou à Assembleia Geral da ONU em Nova York, enfatizando a necessidade de colaboração internacional na cúpula de novembro na cidade de Belém.

Seu discurso foi proferido durante um período tumultuado na política climática dos EUA, com Trump retirando o país — maior emissor histórico — do acordo climático de Paris e reduzindo o financiamento climático durante suas primeiras semanas no cargo.

Trump também retirou os EUA das principais avaliações da ONU sobre mudanças climáticas. Na semana passada, seus assessores cortaram centenas de funcionários da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, uma agência que realiza pesquisas climáticas cruciais, em ação para reduzir o tamanho do governo federal.

“O Brasil tem a firme convicção de que não há progresso futuro para a humanidade sem uma cooperação profunda, rápida e sustentada entre todos os países”, disse Corrêa do Lago, sem mencionar explicitamente as políticas climáticas de Trump.

“As instituições multilaterais podem e devem apresentar resultados proporcionais à escala do desafio climático”, acrescentou ele.

Corrêa do Lago disse na semana passada que, diante do afastamento dos EUA da liderança climática, a China teria um papel importante a desempenhar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grande evento com muitas pessoas reunidas em local fechado, participando de uma conferência ou seminário, sentado em longas mesas de trabalho.

COP30-Cúpula fecha acordo climático difícil que ignora combustíveis fósseis

Por Lisandra Paraguassu e Kate Abnett e Sudarshan Varadhan BELÉM (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 fechou um acordo climático de compromisso que aumenta o financiamento para as nações pobres que estão lidando com o aquecimento global, mas que omite qualquer menção aos combustíveis fósseis que o impulsiona. Ao

Detalhes de baganças de café maduras e verdes em um galho, preparado para a colheita, com foco nas frutas vermelhas e verdes em um ambiente natural.

Preços globais do café despencam após Trump remover tarifas sobre Brasil

Por May Angel LONDRES (Reuters) – Os preços globais do café despencaram nesta sexta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu as tarifas de 40% sobre as importações do café verde brasileiro. Os preços de varejo do café nos EUA marcaram uma alta anual de 40% em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.