thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COP30-Manifestantes indígenas bloqueiam entrada da cúpula climática em Belém

Celebradores indígenas participam de evento cultural no contexto do fim da agenda do COP 30 Brasil, mostrando tradições e vestimentas típicas.

Por Adriano Machado

BELÉM (Reuters) – Dezenas de manifestantes indígenas bloquearam a frente do local da cúpula COP30 em Belém na manhã de sexta-feira, em protesto que forçou os delegados a usarem uma entrada lateral para retomar as negociações sobre o combate às mudanças climáticas.

Em meio ao protesto pacífico, a segurança foi reforçada e havia longas filas de delegados esperando para entrar no amplo complexo, que foi construído no local de um antigo aeroporto em Belém.

A instalação está sediando a conferência anual da ONU sobre o clima, em que delegados de 195 governos buscam garantir avanços no combate ao aumento das temperaturas globais que ameaça ecossistemas delicados e essenciais, incluindo a floresta amazônica.

Os manifestantes pedem que o governo brasileiro suspenda todos os projetos de desenvolvimento na Amazônia, incluindo mineração, extração de madeira, perfuração de petróleo e a construção de uma nova ferrovia para o transporte de produtos agrícolas e de mineração.

“Presidente Lula, estamos aqui na frente da COP porque queremos que o senhor nos escute. Não aceitamos ser sacrificados para o agronegócio”, dizia um comunicado do grupo indígena Munduruku, responsável pelo protesto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem destacado as comunidades indígenas como fundamentais nas negociações da COP30 deste ano.

O território Munduruku abrange quase 24.000 km² no coração da floresta amazônica.

“Quem protege o clima somos nós, e a Amazônia não pode continuar sendo destruída para enriquecer grandes empresas”, acrescentou o comunicado dos indígenas Munduruku.

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, foi visto negociando com o grupo do lado de fora do local do evento. A organização climática da ONU afirmou que não havia perigo decorrente do protesto.

Na terça-feira, dezenas de manifestantes forçaram a entrada no local da COP30 e entraram em confronto com os seguranças. Mais tarde, eles defenderam essa ação, dizendo que queriam demonstrar o desespero de sua luta pela proteção da floresta.

(Reportagem de Adriano Machado, Valerie Volcovici e Katy Daigle)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Lula e Joe Biden se cumprimentando durante reunião oficial, simbolizando parceria entre Brasil e EUA, com bandeiras de ambos os países ao fundo e decoração elegante.

EUA podem dar resposta a proposta brasileira sobre tarifas na 6ª, diz Vieira

(Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira, após reunião em Washington com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que o governo dos Estados Unidos deve oferecer uma resposta à proposta brasileira para as tarifas na sexta-feira ou na próxima semana. “O secretário de Estado

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.