thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Financiamento para combate às mudanças climáticas pode chegar a “centenas de bilhões”, dizem líderes da COP29

Financiamento para combate às mudanças climáticas pode chegar a "centenas de bilhões"

Por Gloria Dickie e Nailia Bagirova

BAKU (Reuters) – Trilhões de dólares são necessários para ajudar a lidar com as causas e os impactos das mudanças climáticas, mas os líderes da próxima cúpula climática da COP29 da ONU no Azerbaijão afirmam que “centenas de bilhões” são realistas para uma decisão consensual.

Negociadores se reunirão em Baku no próximo mês para chegar a um acordo sobre uma nova meta de financiamento para substituir o compromisso atual das nações ricas de fornecer 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático aos países em desenvolvimento.

Em uma reunião crítica antes da COP29 na semana passada, as partes da Convenção de Parâmetros das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas concordaram, pela primeira vez, que a escala de necessidade está na casa dos trilhões de dólares, disse o negociador-chefe da presidência da COP29, Yalchin Rafiyev.

Ele acrescentou, no entanto, que uma meta realista para o que o setor público poderia fornecer e mobilizar estava na casa das “centenas de bilhões”.

POR QUE É IMPORTANTE

Com a mudança climática alimentando o agravamento de desastres, de furacões a calor extremo, os países em desenvolvimento afirmam que é necessário mais dinheiro para ajudá-los a se adaptar ao aquecimento global e reduzir suas próprias emissões de aquecimento do planeta, investindo em coisas como energia renovável.

As temperaturas globais subiram cerca de 1,3 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, e 2024 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado. Os cientistas alertam que a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C está rapidamente se tornando inatingível se não houver uma ação maior.

POR NÚMEROS

Espera-se que mais de 100 líderes mundiais compareçam às negociações em Baku, com 61 presidentes, 38 primeiros-ministros e 2 príncipes herdeiros registrados até meados de outubro, disse a presidência da COP29 à Reuters.

No ano passado, a cúpula climática das Nações Unidas em Dubai contou com a presença de mais de 160 líderes mundiais.

PRINCIPAIS DECLARAÇÕES

“Fizemos bem em restringir as opções, e os possíveis formatos das zonas de pouso estão aparecendo. Mas podemos ver claramente as divisões que as partes ainda precisam superar”, disse o presidente-designado da COP29, Mukhtar Babayev.

“Embora os Estados tenham responsabilidades comuns, mas diferenciadas, eles devem deixar de lado as divergências, parar de culpar uns aos outros e encontrar um terreno comum. Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo definindo quem é o culpado pelo aquecimento global ou quem causou mais danos ambientais”, afirmou o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

(Reportagem de Gloria Dickie, em Londres, e Nailia Bagirova, em Baku)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma balança de justiça ao lado de um livro e um martelo de juiz, com a bandeira do Brasil ao fundo, simbolizando o sistema jurídico brasileiro e o poder da justiça no país. Representando a independência do Brasil

A Independência do Brasil e as Primeiras Leis: O que mudou no Direito?

Proclamada em 1822, a Independência do Brasil representou muito mais do que uma mera separação política de Portugal. Foi um marco profundo que iniciou transformações significativas em várias áreas da sociedade brasileira, especialmente no campo do Direito. Com a Independência, teve início, em território nacional, a trajetória constitucional própria: foi

Homem pensativo com braços cruzados usando relógio de pulso preto, vestido com camiseta preta, de cabelo curto e barba rala, em ambiente urbano.

STF condena Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota na eleição de 2022, impondo um duro golpe ao líder de direita, que já está

Imagem de Donald Trump ao ar livre, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, fazendo sinal de despedida ou cumprimento com a mão. Fundo com árvores e céu claro.

Trump diz estar insatisfeito com condenação de Bolsonaro em julgamento no STF

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar surpreso e insatisfeito com o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido condenado por uma maioria de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira por planejar um golpe de Estado para permanecer no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.