thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ex-enviado climático da China se reunirá com UE para reavivar pacto da ONU, dizem fontes

Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da ONU, participando da conferência sobre mudanças climáticas na COP28 nos Emirados Árabes Unidos.

Por Valerie Volcovici e Liz Lee

WASHINGTON/PEQUIM (Reuters) – O ex-enviado climático veterano da China, que anteriormente garantiu dois acordos climáticos fundamentais com os Estados Unidos, se reunirá com a principal autoridade de transição verde da UE na terça-feira para ressuscitar as negociações climáticas internacionais em dificuldades antes da COP30 no Brasil, disseram três fontes à Reuters.

Xie Zhenhua, que se aposentou no final das negociações climáticas da COP28 em Dubai no final de 2023, visitará Bruxelas em 16 de setembro para se reunir com Teresa Ribera, vice-presidente executiva da Comissão Europeia para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva.

Ele pedirá que a UE anuncie metas climáticas mais ambiciosas e coordene esforços diplomáticos conjuntos antes de uma reunião climática preliminar na sede da ONU em 24 de setembro.

A reunião tem como objetivo dar um impulso à cúpula climática COP30, que começará em novembro em Belém, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com a reunião. A cúpula está enfrentando uma possível baixa participação devido à escassez e ao custo dos quartos de hotel, bem como à saída do maior emissor do mundo, os Estados Unidos, do processo de negociação.

Três fontes disseram que Xie se reunirá com Ribera, que ele conhece há muito tempo, mas não puderam confirmar se a reunião será oficial ou se produzirá uma declaração ou acordo conjunto.

Duas das fontes disseram que o ministro da ecologia Huang Runqiu também participará da reunião, mas não o atual enviado climático Liu Zhenmin.

A ONU está tentando pressionar as principais economias, incluindo a UE e a China, antes de Belém. Na semana passada, a ONU instou os países a definirem planos climáticos nacionais mais ambiciosos em setembro para avançar as metas anteriores prometidas no acordo de Paris de 2015, conhecidas como Contribuições Nacionalmente Determinadas.

A UE tem tido dificuldades para chegar a um acordo sobre seu plano e, neste mês, países como a França e a Polônia pediram um atraso na aprovação da meta proposta pelo bloco para 2040.

A China deve anunciar sua nova NDC até 24 de setembro, disseram duas fontes à Reuters.

Os EUA e a China já haviam conquistado grandes vitórias na diplomacia climática por meio do relacionamento único entre Xie e seus pares norte-americanos John Kerry e Todd Stern, mas, sob o comando do presidente Donald Trump, o relacionamento entre os EUA e a China voltou a ser definido pela tensão comercial e pela competição de segurança nacional em relação à IA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma investigação policial com fotos e arquivos conectados por linhas vermelhas, e uma pessoa de mãos algemadas ao lado. crimes hediondos

Crimes Hediondos: O que você precisa saber sobre a Lei nº 8.072/1990

A Lei nº 8.072/1990, conhecida como Lei dos Crimes Hediondos, é um dos marcos mais emblemáticos do endurecimento penal no Brasil. Promulgada em um contexto de grande comoção social, no início da década de 1990, a lei buscou dar uma resposta imediata ao aumento da criminalidade violenta, estabelecendo um tratamento

Imagem de um parque de diversões ao ar livre com quadras de tênis, pista de corrida, áreas verdes e uma estrutura circular em uma área urbana na cidade.

ONU limita tamanho de sua equipe na COP30 devido aos altos preços de acomodação

Por Kate Abnett BRUXELAS (Reuters) – Os altos preços dos hotéis para a cúpula climática COP30, que será realizada em novembro em Belém, fizeram com que a Organização das Nações Unidas (ONU) pedisse aos seus funcionários que limitassem a participação, enquanto as delegações governamentais ainda estão lutando para encontrar quartos

Logo da Organização das Nações Unidas (ONU) projetado na fachada de um edifício, refletido na iluminação ao entardecer.

UE deve perder prazo da ONU para novas metas climáticas, mostra esboço

Por Kate Abnett e Virginia Furness BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia não espera chegar a um acordo sobre uma nova meta climática exigida pela ONU a tempo de cumprir um prazo-chave neste mês e, em vez disso, elaborou planos para apresentar uma meta temporária, a ser alterada posteriormente, mostrou

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.