thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

China expressa “grave preocupação” na OMC sobre tarifas “imprudentes” de Trump

Logo da Organização Mundial do Comércio (OMC) destacando sua importância nas relações comerciais internacionais, simbolizando a cooperação e regulamentação global.

GENEBRA (Reuters) – A China disse à Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira que a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas recíprocas a Pequim ameaça desestabilizar ainda mais o comércio global.

“A situação se agravou perigosamente. Como um dos membros afetados, a China expressa séria preocupação e firme oposição a esse movimento imprudente”, disse a China em uma declaração à OMC nesta quarta-feira, que foi enviada à Reuters pela missão chinesa na OMC.

As tarifas “recíprocas” do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre dezenas de países entraram em vigor nesta quarta-feira, incluindo tarifas de 104% sobre produtos chineses, enquanto a União Europeia preparava medidas retaliatórias, intensificando uma guerra comercial global.

A China respondeu com tarifas de 84% sobre produtos norte-americanos a partir de quinta-feira, acima dos 34% anunciados anteriormente, informou o Ministério das Finanças.

“Embora a China se oponha a guerras comerciais, defenderá firmemente seus interesses legítimos”, afirmou o país em um comunicado aos membros da OMC durante reunião sobre comércio de bens.

A China acusou os EUA de violar as regras da OMC e disse que isso está minando o sistema multilateral de comércio.

O documento incentivou o Secretariado da OMC a estudar o impacto das tarifas recíprocas no comércio global e a reportar suas conclusões aos membros.

“Tarifas recíprocas não são — e nunca serão — uma cura para os desequilíbrios comerciais. Em vez disso, elas sairão pela culatra, prejudicando os próprios EUA”, afirmou a nota da China à OMC.

(Reportagem de Olivia Le Poidevin)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Funcionário conta notas de dólares em um banco em Westminster, Colorado, EUA

Dólar abre em baixa no Brasil com exterior e liquidação da Reag no radar

SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – O dólar iniciou a quinta-feira em baixa ante o real, com os investidores atentos ao noticiário local após o Banco Central determinar a liquidação extrajudicial da gestora Reag, enquanto no exterior a moeda norte-americana tinha sinais mistos ante as divisas de países emergentes. O

Colheita de soja

Conab reduz previsão para safra e exportações de soja 25/26 do Brasil

SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – A safra de soja 2025/26 do Brasil deve alcançar 176,1 milhões de toneladas, estimou nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reduzindo sua previsão em cerca de 1 milhão de toneladas frente ao mês passado. Mesmo assim, a expectativa ainda é de um

Shopping RIOSUL, no Rio de Janeiro

Vendas no varejo do Brasil superam expectativa em novembro com Black Friday

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – A Black Friday impulsionou as vendas no varejo do Brasil bem mais do que o esperado em novembro para uma alta de 1,0% em relação ao mês anterior, marcando o segundo avanço seguido. O resultado mensal divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.