thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova regulamentação da reforma tributária e restabelece taxação de refrigerantes

Vista interna do Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, com deputados em atividade e painéis eletrônicos ao fundo.

BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, após rejeitar parte das alterações feitas pelo Senado e reinserir a incidência do Imposto Seletivo (IS) sobre bebidas açucaradas, como refrigerantes, e reduzir o desconto da nova tributação para o setor de saneamento.

De acordo com o relator do projeto na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), os ajustes no texto representarão uma redução de 0,7 ponto percentual na alíquota padrão da nova tributação sobre consumo. Segundo ele, após as mudanças, a alíquota geral poderá ficar em 26,5%.

O projeto de lei segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto da Câmara também retirou da alíquota reduzida a comercialização de água mineral e bolachas, com o relator argumentando que o custo desse benefício para o sistema seria elevado.

Em outra alteração, deputados restabeleceram o trecho que trata das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). Com a mudança, a tributação dessas instituições passará dos 5% estabelecidos pelo Senado para 8,5%.

Enviado ao Congresso pelo Poder Executivo, o projeto regulamenta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, prevendo efetivar a criação de dois tributos federais, a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o IS, além do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência compartilhada entre Estados, Distrito Federal (DF) e municípios.

(Reportagem de Bernardo Caram e Maria Carolina Marcello; Edição de Pedro Fonseca)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Funcionário conta notas de dólares em um banco em Westminster, Colorado, EUA

Dólar abre em baixa no Brasil com exterior e liquidação da Reag no radar

SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – O dólar iniciou a quinta-feira em baixa ante o real, com os investidores atentos ao noticiário local após o Banco Central determinar a liquidação extrajudicial da gestora Reag, enquanto no exterior a moeda norte-americana tinha sinais mistos ante as divisas de países emergentes. O

Colheita de soja

Conab reduz previsão para safra e exportações de soja 25/26 do Brasil

SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – A safra de soja 2025/26 do Brasil deve alcançar 176,1 milhões de toneladas, estimou nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reduzindo sua previsão em cerca de 1 milhão de toneladas frente ao mês passado. Mesmo assim, a expectativa ainda é de um

Shopping RIOSUL, no Rio de Janeiro

Vendas no varejo do Brasil superam expectativa em novembro com Black Friday

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – A Black Friday impulsionou as vendas no varejo do Brasil bem mais do que o esperado em novembro para uma alta de 1,0% em relação ao mês anterior, marcando o segundo avanço seguido. O resultado mensal divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.