thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova projeto que regula mercado de carbono e proposta segue à sanção

Câmara aprova projeto que regula mercado de carbono e proposta segue à sanção

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que regula o mercado de carbono, permitindo a compensação de emissões de gases do efeito estufa a partir de créditos de carbono por meio de um sistema de comércio, com o objetivo de mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Já analisada pelo Senado, a proposta segue para sanção presidencial.

O projeto prevê duas modalidades para a constituição de créditos de carbono: o mercado regulado ou o mercado voluntário.

No caso do regulado, determinados setores econômicos terão limites para a emissão de gases do efeito estufa. O voluntário deve seguir uma dinâmica própria.

O texto aprovado estabelece proteções e garantias aos produtores rurais na operacionalização do mercado de carbono, na avaliação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Alguns deputados, como Chico Alencar (PSOL-RJ), avaliaram que o texto aprovado nesta terça pela Câmara está longe do ideal, mas já apresenta uma melhora em relação ao votado por senadores.

“Conversando aqui não só com a nossa assessoria, mas também com a bancada presente, entendemos que aqui se trata de uma ligeira melhoria”, declarou o deputado em plenário.

“O princípio geral da nossa compreensão é de que os bens da natureza não deviam ser mercantilizados, condicionados ao capitalismo, que é predominantemente financiarizado no mundo… Mas entendemos que há avanços no projeto que veio do Senado.”

Para o relator, deputado Aliel Machado (PV-PR), o projeto abre a possibilidade de unir a discussão econômica à agenda ambiental.

“O mundo está de olho no Brasil não é à toa. Apenas na nossa floresta amazônica, nós temos mais de 400 milhões de hectares”, disse o relator em plenário

“Nós temos, através desse projeto, a oportunidade de garantir uma independência econômica e valorizar economicamente aquilo que nós sempre fizemos sem nunca ter um retorno financeiro — a proteção do meio ambiente.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso alegre usando camisa listrada verde e vermelha, sendo recebido por dois jovens ao entrar em um prédio, cena de amizade e confraternização.

Bolsonaro passa por procedimento para tratar soluços e deve passar por outro em 48 horas

BRASÍLIA, 27 Dez (Reuters) – O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico neste sábado, desta vez para um procedimento de bloqueio do nervo frênico direito, necessário para tratamento de um quadro de soluços, informou a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e deve passar por procedimento semelhante no nervo frênico esquerdo em

Pessoa segurando várias notas de dinheiro, incluindo cédulas de cem dólares, em uma mão, enquanto a outra manipula mais cédulas. Imagem relacionada à riqueza, finanças ou dinheiro.

Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados

SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) – O dólar opera em leve alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano. Às 9h55, o dólar à vista subia 0,31%, a R$5,5622 na venda. Na B3, o

Robô transparente com braços mecânicos, segurando um maçã no ambiente de inteligência artificial e tecnologia, com telas exibindo gráficos em segundo plano.

China divulga minuta de regras para regulamentar IA com interação semelhante à humana

PEQUIM, 27 Dez (Reuters) – O órgão regulador cibernético da China divulgou neste sábado, para consulta pública, um conjunto de sugestões de regras para reforçar a supervisão a serviços de inteligência artificial projetados para simular personalidades humanas e envolver os usuários em interações emocionais. A medida ressalta o esforço de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.