thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma vitória para o Brasil, onde os agricultores geralmente cultivam mais de uma cultura na mesma terra.

As comemorações no Brasil ocorrem após reportagens da Reuters no início deste mês que revelaram que, de acordo com duas fontes, os Estados Unidos estavam planejando se opor à recomendação durante uma revisão pelo conselho de 36 membros da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

“Essa vitória na OACI é mais uma prova de que o Brasil é o grande líder da transição energética global, e estamos liderando com soluções sustentáveis, justas e inclusivas”, disse Silveira, em um comunicado.

A OACI tomou a decisão de reconhecer os benefícios da multicultura para a produção de SAF na sexta-feira, 27 de junho, de acordo com o governo brasileiro. A OACI não estava imediatamente disponível para comentar.

O Departamento de Estado dos EUA não quis comentar.

Em março, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, disse que a recomendação penalizaria os produtores dos Estados Unidos e daria ao Brasil vantagens injustas em relação ao resto do mundo, afirmando que atribuiria uma pontuação de carbono mais baixa ao plantio múltiplo, ou seja, quando duas ou mais culturas, como milho e soja, são cultivadas na mesma terra, uma prática comum no Brasil.

(Reportagem de Oliver Griffin em São Paulo e Allison Lampert em Montreal)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Duas mulheres fazendo compras em uma seção de ovos no supermercado, observando produtos na prateleira lado a lado.

Preços mundiais dos alimentos caem em dezembro, mas acumulam alta em 2025, diz FAO

Por Sybille de La Hamaide PARIS, 9 Jan (Reuters) – Os preços mundiais dos alimentos caíram em dezembro pelo quarto mês consecutivo, pressionados principalmente pelos laticínios, carnes e óleos vegetais, marcando a menor média desde janeiro de 2025, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) nesta

Imagem de uma rua em Paris com o Eiffell Tower ao fundo, um trator agrícola de cor verde e detalhes vermelhos na frente e um policial de colete refletivo ao lado, comemorando a paisagem urbana com edifícios clássicos e árvores sem folhas.

Países da UE devem aprovar assinatura de acordo comercial com Mercosul

BRUXELAS, 9 Jan (Reuters) – Espera-se que os países da UE aprovem nesta sexta-feira a assinatura do maior acordo de livre comércio da história do bloco com o Mercosul, mais de 25 anos após o início das negociações e após meses de disputas para garantir o apoio dos principais Estados-membros.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.