Por Lisandra Paraguassu e Lucinda Elliott
BRASÍLIA/MONTEVIDÉU, 10 Fev (Reuters) – O Brasil está analisando um acordo comercial anunciado na semana passada entre os Estados Unidos e a Argentina devido a preocupações de que ele viole as regras do Mercosul, disseram três fontes com conhecimento direto do assunto à Reuters.
Diplomatas brasileiros estão analisando minuciosamente o documento divulgado por Washington na sexta-feira para determinar o escopo do acordo. À primeira vista, ele parece ir além dos limites estabelecidos para acordos bilaterais pelos membros do Mercosul, disseram duas das fontes.
Para fortalecer o poder de negociação do bloco, o Mercosul restringe até onde os membros podem ir na assinatura de seus próprios pactos comerciais com países terceiros.
No ano passado, em meio às tensões comerciais globais provocadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a Argentina solicitou e obteve uma expansão temporária das isenções à tarifa externa comum do bloco. Brasil e Argentina receberam 150 isenções cada, enquanto o Uruguai e o Paraguai receberam cotas maiores.




