REVISTA DOS TRIBUNAIS

BCE poderá tomar medidas contra empresas que não cumprirem metas climáticas

BCE poderá tomar medidas contra empresas que não cumprirem metas climáticas

bce

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu planeja estabelecer metas de redução de emissões para as empresas em sua carteira de títulos e poderá tomar “medidas corretivas” se elas não as cumprirem, informou o BCE nesta terça-feira.

O BCE detém cerca de 350 bilhões de euros em títulos corporativos, adquiridos quando a inflação ainda estava muito baixa, e tem pressionado as empresas incluídas nessa vasta carteira a se tornarem mais verdes.

Ele até mesmo inclinou os reinvestimentos em seu Programa de Compra de Ativos (APP) e Programa de Compra de Emergência da Pandemia (PEPP) para emissores mais verdes, mas o último desses reinvestimentos termina no final de 2024 e o banco agora precisa de uma nova ferramenta para incentivar a participação das empresas.

“Serão estabelecidas metas provisórias de redução de emissões para os portfólios corporativos no APP e no PEPP”, disse o BCE, acrescentando que os regulamentos da UE serão usados como orientação para a definição das metas.

“Se forem identificados desvios da trajetória desejada, medidas corretivas serão avaliadas, dentro de nosso mandato, caso a caso”, acrescentou o BCE.

O banco não forneceu nenhum detalhe sobre as medidas específicas que poderá tomar ou se tais decisões serão tornadas públicas, mas a prática usual do BCE normalmente incluiria o desinvestimento total entre suas opções.

O BCE também ainda não definiu um cronograma para esse processo e pode ser necessária uma nova decisão do Conselho antes que ele entre em vigor.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Por Shariq Khan NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo fecharam em alta de mais de 3% nesta segunda-feira, com o Brent ultrapassando 80 dólares por barril pela primeira vez desde agosto, depois que um agravamento dos riscos de uma guerra regional no Oriente Médio tirou os investidores de

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Por Paula Arend Laier SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou com uma alta marginal nesta segunda-feira, sustentada por Vale e Petrobras, na esteira do avanço do minério de ferro e do petróleo no exterior, mas distante da máxima do dia, em meio ao viés negativo em Wall Street e