(Reuters) – O avião que transportaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Brasília nesta terça-feira pousou em segurança de volta no Aeroporto da Cidade do México, após sofrer um problema técnico depois da decolagem, informou a Força Aérea Brasileira em nota à imprensa.
“A Força Aérea Brasileira informa que a aeronave presidencial VC-1 realizou o pouso em segurança no Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10) às 22h16 (horário de Brasília)”, diz a nota.
Os pilotos da aeronave aguardaram o consumo necessário de combustível para que pudessem realizar o pouso, depois que os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado foram realizados com sucesso, disse a FAB.
Lula, que viajou ao México para participar da cerimônia de posse da presidente Claudia Sheinbaum, terá de trocar de aeronave para regressar ao Brasil, informou a FAB em uma primeira nota assinada pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno.
Segundo uma fonte do Planalto, Lula deixa o México ainda nesta terça-feira. O novo voo partirá assim que possível.
Apelidado de “Aerolula”, o avião presidencial é um Airbus A319 de 20 anos, comprado por Lula em 2004 durante seu primeiro mandato. Desde então, a aeronave também transportou os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
(Reportagem de Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu, em Brasília, e Gabriel Araújo, em São Paulo)