thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aumento do salário mínimo ajuda a elevar confiança do consumidor alemão em fevereiro, diz GfK

Trabalhadores construindo asfalto na rua com equipamentos e máquinas, cenário de obra de pavimentação urbana.

Por Miranda Murray

BERLIM, 28 Jan (Reuters) – O ânimo dos consumidores alemães deve melhorar em fevereiro, impulsionado por forte alta nas expectativas de renda após aumento no salário mínimo desde o início do ano, bem como pela redução dos temores de inflação, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O índice que mede a confiança do consumidor, publicado pelo instituto de pesquisa de mercado GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg, subiu para -24,1 pontos em fevereiro, de -26,9 pontos no mês anterior, superando as expectativas dos analistas consultados pela Reuters de leitura de -26,0 pontos.

Embora a propensão das famílias para comprar tenha aumentado moderadamente, em parte devido a sinais de abrandamento da inflação, a pesquisa também mostrou que as expectativas de renda foram o principal fator para o aumento do dado, embora ele ainda permaneça em um nível baixo.

O salário mínimo por hora na Alemanha, a maior economia da Europa, aumentou inicialmente para 13,90 euros (US$ 16,52) no início de 2026 e crescerá novamente, para 14,60 euros, no próximo ano, impulsionando as expectativas de renda.

“Entretanto, ainda não se sabe se essa tendência positiva poderá ser mantida nos próximos meses”, disse Rolf Buerkl, diretor de clima do consumidor do Instituto de Nuremberg.

“As tensões geopolíticas em curso e uma escalada dos conflitos comerciais podem rapidamente fazer com que o sentimento se torne negativo novamente”, disse Buerkl. “A melhora atual está certamente em terreno instável.”

(Reportagem de Miranda Murray)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dólar com uma leitura de uma queda na bolsa de valores representada por uma linha vermelha descendente, simbolizando instabilidade financeira.

Dólar inicia sessão em baixa no Brasil com mercado à espera do Fed

SÃO PAULO, 28 Jan (Reuters) – O dólar iniciou a quarta-feira com leve queda no Brasil, oscilando pouco abaixo dos R$5,20, enquanto no exterior a moeda norte-americana sobe ante boa parte das demais divisas, com investidores à espera da decisão sobre juros do Federal Reserve, à tarde. À noite, será

Imagem de tela de negócios financeiros exibindo cotações de ações, índices e moedas em uma plataforma de trading, com números em destaque em cores variadas.

Ibovespa renova recorde de fechamento com estrangeiros e IPCA-15

Por Igor Sodre SÃO PAULO, 27 Jan (Reuters) – O Ibovespa encerrou a terça-feira em forte alta, atingindo novos recordes históricos intradia e de fechamento, acima dos 182 mil pontos, em meio a continuidade de fluxos de investidores estrangeiros para a bolsa e após dados do IPCA-15 mostrarem uma desaceleração

Imagem de um martelo de juiz sendo utilizado em um julgamento, símbolo da justiça, delicadamente focada para representar autoridade e lei.

Precedentes no Brasil: fundamentos teóricos, críticas e desafios do modelo atual

Precedentes no Brasil: fundamentos teóricos, críticas e desafios do modelo atual O debate sobre precedentes judiciais no Brasil nunca esteve tão em evidência. Com a evolução legislativa e a crescente valorização da segurança jurídica, o tema ganhou centralidade tanto na doutrina quanto na prática forense. Mas, afinal, o que são

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.