Por Miranda Murray
BERLIM, 28 Jan (Reuters) – O ânimo dos consumidores alemães deve melhorar em fevereiro, impulsionado por forte alta nas expectativas de renda após aumento no salário mínimo desde o início do ano, bem como pela redução dos temores de inflação, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.
O índice que mede a confiança do consumidor, publicado pelo instituto de pesquisa de mercado GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg, subiu para -24,1 pontos em fevereiro, de -26,9 pontos no mês anterior, superando as expectativas dos analistas consultados pela Reuters de leitura de -26,0 pontos.
Embora a propensão das famílias para comprar tenha aumentado moderadamente, em parte devido a sinais de abrandamento da inflação, a pesquisa também mostrou que as expectativas de renda foram o principal fator para o aumento do dado, embora ele ainda permaneça em um nível baixo.
O salário mínimo por hora na Alemanha, a maior economia da Europa, aumentou inicialmente para 13,90 euros (US$ 16,52) no início de 2026 e crescerá novamente, para 14,60 euros, no próximo ano, impulsionando as expectativas de renda.
“Entretanto, ainda não se sabe se essa tendência positiva poderá ser mantida nos próximos meses”, disse Rolf Buerkl, diretor de clima do consumidor do Instituto de Nuremberg.
“As tensões geopolíticas em curso e uma escalada dos conflitos comerciais podem rapidamente fazer com que o sentimento se torne negativo novamente”, disse Buerkl. “A melhora atual está certamente em terreno instável.”
(Reportagem de Miranda Murray)




