thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que poderia estar por trás do apagão na Península Ibérica?

Por Nina Chestney

LONDRES (Reuters) – Começou a busca pela causa de um grande apagão na Espanha, em Portugal e em partes da França, que parou trens, caixas eletrônicos e semáforos, em um dos maiores colapsos do sistema elétrico da Europa.

ATAQUE CIBERNÉTICO?

A operadora de rede elétrica espanhola Red Electrica descartou a possibilidade de um ataque cibernético como causa, mas a Suprema Corte da Espanha disse que abriria uma investigação para determinar a causa.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse nesta terça-feira que, mesmo que a Red Electrica tenha descartado um ataque cibernético em seus sistemas, isso não significa que não possa ter ocorrido um.

EXPLICAÇÕES ATÉ O MOMENTO

A Red Electrica disse ter identificado dois incidentes de perda de geração de energia, provavelmente de usinas solares, no sudoeste da Espanha, que causaram instabilidade no sistema elétrico e levaram a um colapso de sua interconexão com a França. O sistema elétrico entrou em colapso, afetando tanto o sistema espanhol quanto o português.

A Espanha estava exportando energia para a França e Portugal no momento da interrupção. As exportações para a França estavam próximas da capacidade líquida de exportação disponível até as 10h (horário local). De acordo com os dados da Red Electrica, as exportações para a França pararam às 12h35, de 868 MW anteriores.

A União Europeia iniciará uma investigação minuciosa sobre as interrupções de energia na Espanha e em Portugal na segunda-feira, disse o comissário de Energia da UE, Dan Jorgensen, nesta terça-feira.

A rede elétrica da Espanha está interconectada com as da França, Portugal, Marrocos e Andorra.

O QUE CAUSA INTERRUPÇÕES DE ENERGIA?

A causa mais comum de um corte de energia não planejado que desabilita a eletricidade em grande escala é o clima extremo, como tempestades, relâmpagos ou ventos fortes. O tempo no momento do colapso de segunda-feira estava bom.

As interrupções de energia também podem ocorrer quando há falhas em estações de energia, linhas de distribuição de energia, subestações ou outras partes do sistema.

O fluxo de eletricidade entre os sistemas na Europa é mantido em 50 Hertz (Hz) para garantir a estabilidade. Se esse nível variar, os sistemas de backup desconectam ativos, como fontes de geração de energia, da rede para protegê-los contra danos.

MIX DE ENERGIA DA ESPANHA

A Espanha é um dos maiores produtores de energia renovável da Europa, contando com a energia eólica e solar para 43% do total, bem acima da média global, segundo dados do think tank Ember.

A energia solar fotovoltaica era responsável por 59% da eletricidade da Espanha no momento do apagão, a eólica por quase 12%, a nuclear por quase 11% e as usinas de turbinas a gás de ciclo combinado (CCGT) por 5%, segundo dados da Red Electrica. Em comparação, no mesmo dia do ano passado, a energia solar fotovoltaica era de 50%, a eólica de 3%, a nuclear de quase 15% e a CCGT de quase 11%.

No entanto, em um período de apenas cinco minutos, entre 12h30 e 12h3, na segunda-feira, a geração de energia solar fotovoltaica caiu mais de 50%, passando de mais de 18 gigawatts (GW) para 8 GW, mostraram os dados. A causa é desconhecida.

QUAIS FATORES PODEM ESTAR ENVOLVIDOS?

Antes da interrupção, especialistas e fontes do setor disseram que a rede espanhola estava funcionando com pouquíssima inércia, que é a energia armazenada em uma grande turbina a vapor ou a gás rotativa que aciona geradores rotativos e funciona como um amortecedor, pois pode ser usada rapidamente para compensar mudanças repentinas na demanda ou no fornecimento.

A energia solar, por outro lado, fornece pouca massa rotativa à rede.

A geração de energia a gás foi responsável por cerca de 5% da geração de eletricidade na segunda-feira. A geração a carvão está sendo eliminada na Espanha até 2025. A maior usina de carvão foi fechada no ano passado.

COMO A ENERGIA É RESTAURADA?

O processo de restabelecimento da energia após um grande corte é conhecido como “black start”. Ele envolve a reinicialização gradual das usinas elétricas individualmente e a reconexão delas à rede.

Ao tentar recuperar mais energia na segunda-feira, a Espanha ligou mais usinas de gás e hidrelétricas e aumentou as importações de energia da França e do Marrocos.

EXCESSO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS?

O colapso de segunda-feira provocou um debate sobre se a volatilidade do fornecimento de energia solar e eólica tornou os sistemas de energia da Espanha mais vulneráveis a uma interrupção desse tipo.

O primeiro-ministro Sánchez disse nesta terça-feira que não havia um problema de excesso de energia renovável, acrescentando que a demanda no momento do apagão era relativamente baixa e que havia um amplo suprimento.

O comissário da UE, Jorgensen, disse que a causa do apagão não pode ser reduzida a nenhuma fonte específica de energia.

Ainda assim, o rápido desenvolvimento das energias renováveis na Europa inundou as redes durante os períodos de luz solar intensa e demanda fraca, às vezes levando os preços da eletricidade no atacado a zero ou negativos e forçando as fazendas solares a reduzir sua produção.

Os analistas esperam um aumento nas horas de preços negativos na Espanha e em Portugal em 2025 devido à maior expansão dos parques solares.

(Reportagem de Nina Chestney, Pietro Lombardi, Susanna Twidale, Aislinn Laing, Forrest Crellin, Andres Gonzalez Estebaran, Charlie Devereux e Kate Abnett)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Trump pede paciência após economia dos EUA contrair com incerteza tarifária

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que os norte-americanos devem ser pacientes diante da contração econômica do país no primeiro trimestre, argumentando que suas tarifas levarão a um “boom” da maior economia do mundo. A economia dos EUA contraiu 0,3% no primeiro trimestre,

dólar

Dólar cai pela 8ª sessão no Brasil com mercado à espera de dados dos EUA

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – O dólar completou nesta terça-feira a oitava sessão consecutiva de perdas, dando continuidade ao movimento mais recente de valorização dos ativos brasileiros, com investidores à espera da divulgação de novos dados econômicos nos EUA no restante da semana. A expectativa de novo

Notas de dólar

Dólar tem leve alta enquanto investidores digerem dados nos EUA e no Brasil

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar à vista tinha leve alta ante o real nesta quarta-feira, mas estava a caminho de uma queda mensal, à medida que os investidores demonstravam cautela no início de uma sessão marcada pela divulgação de um grande volume de dados econômicos no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.