thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil e receita com exportações do complexo em 2024

Galpão com .luzes ao fundo

SÃO PAULO (Reuters) – A estimativa de produção de soja do Brasil em 2024 foi revisada para baixo nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), por conta dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, enquanto a receita com as exportações do complexo da oleaginosa também será menor do que o esperado por preços mais baixos.

Em uma revisão mensal, a associação de tradings e processadoras de soja reduziu a estimativa de safra de soja do Brasil para 152,5 milhões de toneladas em 2024, 1,4 milhão de toneladas abaixo da projeção de maio.

A Abiove já apontava uma projeção abaixo do inicialmente previsto, por conta da seca que afetou alguns Estados, como o Mato Grosso. Assim, a produção ficará mais distante do recorde de 160,3 milhões de toneladas de 2023.

Apesar de reduzir a projeção de safra, a Abiove manteve a previsão do volume exportado de soja em grão do Brasil, o maior exportador e produtor global da oleaginosa, em 97,8 milhões de toneladas em 2024, ante recorde de 101,87 milhões no ano passado.

Para isso, a Abiove cortou a projeção de estoques finais para 4,1 milhões de toneladas, ante 5,3 milhões previstos em maio. Além disso, elevou a estimativa de importação de soja pelo país neste ano a 800 mil toneladas.

A Abiove não alterou outros números de oferta e demanda do complexo soja, mas reduziu o total da receita prevista com exportações do grão e derivados (óleo e farelo) para 54,13 bilhões de dólares, ante 56,57 bilhões de dólares na previsão de maio, com recuo nos preços.

Na temporada anterior, o complexo soja teve um recorde de 67,3 bilhões de dólares.

As exportações do grão deverão responder por 44 bilhões de dólares em 2024, ante 53,2 bilhões no ano passado, segundo a Abiove.

 

(Por Roberto Samora)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grãos de café maduros e verdes crescendo em uma planta, com uma pessoa ao fundo no ambiente de um campo de cultivo.

Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No período, o maior exportador global de café lidou com

Equipe de suporte técnico em operação no centro de controle, focada na gestão de sistemas de telefonia correspondente ao serviço de telefonia fixa por assinatura.

Ações de chips saltam com otimismo sobre IA e Dow Jones fecha em recorde

Por Noel Randewich 6 Jan (Reuters) – Wall Street encerrou em alta nesta terça-feira, conforme ações de chips subiram devido ao otimismo renovado em relação à inteligência artificial (IA), enquanto a Moderna avançou e o índice Dow Jones atingiu um recorde. O S&P 500 subiu 0,62%, para 6.944,82 pontos. O

Imagem de um globo ocular humano com detalhes das veias e circulação sanguínea na retina, destacando a complexidade da estrutura ocular.

Estudo lança dúvidas sobre potencial para vida em lua de Júpiter

Por Will Dunham WASHINGTON, 6 Jan (Reuters) – A lua Europa está na pequena lista de lugares em nosso Sistema Solar considerados promissores na busca por vida além da Terra, com um grande oceano subterrâneo que se acredita estar escondido sob uma camada externa de gelo. Mas uma nova pesquisa

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.