REVISTA DOS TRIBUNAIS

O Balanço Geral das Alterações Legislativas em 2022

O Balanço Geral das Alterações Legislativas em 2022

O balanço geral das alterações legislativas em 2022

Apesar de se tratar de um ano eleitoral, 2022 não foi nem um pouco tímido na atuação legiferante federal do Estado. Até a presente data de 15 de dezembro, foram aprovadas diversas alterações legislativas, entre elas 11 Emendas Constitucionais, 188 leis ordinárias e 9 leis complementares, sem falar da atuação atípica do Poder Executivo em legislar por Medidas Provisórias, que foram 50, e de sua função regulamentadora, que emanou 519 decretos.

Mesmo considerando o singular ano pós-pandêmico e com muito a resolver perante a sociedade e a economia, podemos afirmar que, ao menos em relação aos números, o Poder Legislativo muito discutiu e produziu. Algumas mudanças sensíveis ao clima político foram retiradas de pauta, apesar de terem feito parte de discussões acaloradas durante o presente e o anterior ano, como a Reforma Administrativa e a Reforma Tributária.

Embora as modificações na legislação infraconstitucional tenham sido de extrema relevância, tratando de temas caros e muito importantes, como o quórum de deliberação dos sócios da sociedade limitada (Lei 14.451/2022); a exigência de aprovação por 2/3 dos votos dos condôminos para a mudança na destinação do edifício (Lei 14.405/2022); a obrigatoriedade do sigilo sobre a condição de pessoa que vive com HIV, hepatites crônicas, hanseníase e tuberculose (Lei 14.289); regras específicas a respeito do teletrabalho (Lei 14.442/2022); a tipificação do crime de violência institucional (Lei 14.321/2022), dentre outras; foram as Emendas Constitucionais que tomaram o protagonismo nas matérias.

Além do muito falado filtro da relevância no Recurso Especial inserido pela EC 125/2022, tivemos a polêmica EC 124/2022, que institui piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar e da parteira, posteriormente suspenso seus efeitos pelo Supremo Tribunal Federal, em razão dos impactos financeiros que tal alteração supostamente acarretaria aos Estados e aos Municípios. Já a EC 116/22 alterou a Constituição Federal para prever a não incidência sobre templos de qualquer culto do IPTU, ainda que as entidades abrangidas sejam apenas locatárias do bem imóvel; e a EC 122/2022, a seu turno, elevou para 70 anos a idade máxima para a escolha e nomeação dos membros do STF e dos tribunais superiores, o que, por óbvio, acarreta forte impacto político nas relações entre os três poderes.

O Direito Digital na Era da Informação

No mais, ao que tudo indica, como parte de um ciclo importantíssimo relacionado ao Direito Digital e às novas tecnologias no mundo jurídico, a Emenda Constitucional 115/2022 incluiu a proteção de dados pessoais entre os direitos e garantias fundamentais e fixou competência exclusiva da União para legislar sobre o tema. Tal movimento legiferante coloca o assunto em lugar de destaque no direito pátrio, afirmando sua importância e impondo, não só a eficácia vertical, mas também a horizontal de tal direito, marcando a entrada definitiva da Constituição Federal no século da informação.

Sobre a proteção de dados como direito fundamental, a editora Revista dos Tribunais lançou ainda esse ano, sob a coordenação de Ana Paula Canto de Lima e Fabricio da Mota Alves, a obra Comentários aos Regulamentos e Orientações da ANPD: A Atuação Administrativa da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, com capítulo exclusivo dedicado ao tema, escrito por Nairane Farias Rabelo Leitão, tratando de forma específica a proteção de dados como direito fundamental e a ANPD como autoridade de garantia de tais direitos.

Com a chegada de 2023, atentemo-nos às interpretações jurisprudenciais acerca de tantas alterações legislativas e constitucionais ocorridas em 2022, e aos trabalhos da Câmara e do Senado nas futuras alterações, que prometem, em espaço curto, assim como vimos nos últimos tempos, trazer profundas reformas ao direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

queimadas florestais no Brasil

Queimadas Florestais: uma análise dos impactos sociais, econômicos e ambientais

As queimadas recentes que ocorrem em grande parte do Brasil têm sido motivo de grande preocupação tanto a nível nacional quanto internacional, visto que contribuem para o desmatamento acelerado, destruindo habitats de inúmeras espécies de plantas e animais. A Amazônia, por exemplo, é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta,

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Por Jorge Silva e Leonardo Benassatto TEFÉ, Amazonas (Reuters) – A pior seca já registrada reduziu o nível de água dos rios da bacia amazônica a uma baixa histórica, em alguns casos secando leitos de rios que antes eram vias navegáveis. O Solimões, um dos principais afluentes do poderoso rio

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

(Reuters) – O Google concordou pela primeira vez em comprar créditos de carbono baseados em reflorestamento de uma startup brasileira, um movimento que marca seu primeiro envolvimento com projetos desse tipo no país. A unidade da Alphabet vai adquirir 50.000 toneladas de créditos de carbono até 2030 da Mombak, que