REVISTA DOS TRIBUNAIS

Execução Efetiva: teoria e prática

Execução Efetiva: teoria e prática

execução efetiva

O livro “Execução efetiva: teoria e prática”, editado pela Thomson Reuters Revista dos Tribunais, é o resultado da pesquisa de Giovani Pontes Teodoro no âmbito do Mestrado em Processo Civil cursado na Faculdade de Direito da UFMG, entre os anos de 2020 e 2022. O programa de pós-graduação de tal instituição é um dos dois únicos da área jurídica nacional avaliados pela CAPES com o conceito máximo (nota 7).

O trabalho do autor envolve a preocupação com a efetividade da execução civil brasileira, campo em que os profissionais enfrentam grandes dificuldades para alcançar resultados favoráveis. São analisados diversos aspectos relacionados ao tema, desde a conexão entre a atividade executiva e o caráter coercitivo do Direito até a estrutura normativa positivada pelo Código de Processo Civil em vigor. O principal foco do estudo, todavia, compreende a sistematização dos instrumentos tecnológicos que podem ser empregados para a descoberta de informações do devedor, especialmente aquelas ligadas ao seu patrimônio, e para a constrição dos bens encontrados.

Assim, Giovani Pontes Teodoro delineia o exame de mecanismos que podem auxiliar na obtenção de resultados concretos para a materialização dos direitos inadimplidos reconhecidos em títulos executivos. Parte-se da ideia de que o potencial e a utilidade da tecnologia devem ser mais profundamente assimilados pela comunidade jurídica brasileira, em nome da efetividade e do máximo aproveitamento dos recursos processuais.

Além da tecnologia, outras incipientes perspectivas para a matéria são discutidas, como a busca antecipada de bens, a autotutela executiva e a desjudicialização da execução, com reflexões que compõem o quarto e último capítulo do livro. Não escapam às linhas do autor, então, as mais recentes propostas de novos institutos voltados para a execução civil.

Além dos elementos supramencionados, “Execução efetiva” também apresenta a análise de dados estatísticos do Conselho Nacional de Justiça acerca da realidade judiciária do país, bem como contém quadros em que resumidas as principais características e funcionalidades dos mecanismos investigados. Os pontos em comento revelam a preocupação tanto com a realidade empírica do Poder Judiciário nacional quanto com a facilitação do acesso à informação pesquisada, caso o leitor precise de dados com maior velocidade.

Novidades da Nova Edição de “Execução Efetiva”

No que se refere aos detalhes da edição, observa-se que ela conta com prefácio de Edilson Vitorelli, apresentação de Fernando Gonzaga Jayme e posfácio de João Alberto de Almeida e Renata C. Vieira Maia, todos Professores da Faculdade de Direito da UFMG e componentes da banca avaliadora que concedeu ao trabalho a nota máxima, com recomendação de publicação.

A obra foi inserida na Coleção Liebman, uma tradicional coletânea de obras monográficas idealizada pelo Professor Arruda Alvim, na década de 1970. O primeiro livro foi publicado em 1977 e a coleção já ultrapassou a marca dos cem títulos desde então. 

Vários juristas renomados são autores de trabalhos do selo “Liebman”, como José Rogério Cruz e Tucci, Thereza Alvim, Luiz Guilherme Marinoni, Nelson Nery Júnior e Leonardo Carneiro da Cunha. Os atuais coordenadores, Professores Teresa Arruda Alvim e Eduardo Talamini, também já escreveram na coleção. Nos últimos anos, diversos estudiosos com grande notoriedade tiveram seus trabalhos acadêmicos publicados, podendo-se mencionar Heitor Sica, Anissara Toscan, Márcio Faria, Thaís Paschoal, Márcio Bellocchi e Thiago Siqueira.

Nota-se, por fim, que a obra do jurista homenageado, Enrico Tullio Liebman – cuja relevância para o Direito Processual é amplamente conhecida – foi citada no livro aqui comentado, em especial pelas contribuições difundidas nos clássicos “Processo de execução” (1946) e “Embargos do executado” (1952), essenciais para o estudo daqueles que pretendem um aprofundamento no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dólar abre com leve alta enquanto investidores analisam dados do IPCA

Dólar abre com leve alta enquanto investidores analisam dados do IPCA

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nas primeiras negociações desta quarta-feira, ampliando os ganhos da véspera, à medida que investidores analisavam dados do IPCA de setembro e aguardavam números de inflação dos Estados Unidos, em busca de sinais sobre a trajetória de juros do

Fitch diz que descarbonização da economia global está progredindo de forma muito lenta

Fitch diz que descarbonização da economia global está progredindo de forma muito lenta

LONDRES (Reuters) – A descarbonização da economia global está progredindo muito lentamente e, embora melhorias tenham ocorrido entre economias desenvolvidas, os países emergentes não têm conseguido reduzir suas emissões de carbono, alertou a agência de classificação de risco Fitch Ratings em um relatório publicado nesta quarta-feira. As emissões globais de

IPCA sobe 0,44% em setembro, diz IBGE

IPCA sobe 0,44% em setembro, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,44 por cento em setembro, após baixa de 0,02 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No acumulado de 12 meses até setembro, o IPCA teve alta de 4,42 por cento,