REVISTA DOS TRIBUNAIS

Direito Contemporâneo: Os Avanços Tecnológicos no Ramo Jurídico

Direito Contemporâneo: Os Avanços Tecnológicos no Ramo Jurídico

Direito contemporâneo: os avanços tecnológicos no ramo jurídico

A área do direito comumente é relacionada com aspectos retrógrados, não é verdade? Fato é que, embora o campo jurídico date um longo período de existência, o direito tem acompanhado as transformações atuais. Contemporaneamente, a Advocacia ou Direito 4.0 é o exemplo fático de que o ramo e os profissionais jurídicos estão, cada vez mais, imersos em processos tecnológicos.

O Direito 4.0 corresponde a um novo momento, no qual ferramentas tecnológicas passam a incorporar o dia a dia dos profissionais do direito. Dessa forma, softwares, aplicativos e novos meios de comunicação tornam-se contribuintes de resoluções jurídicas mais eficientes, céleres e até mesmo inovadoras.

O Acesso à Justiça

Ademais, essa mudança atinge o cerne de um amplo debate no direito: o acesso à justiça. De acordo com o artigo “NextGen Justice Tech: What regulatory reform could mean for justice tech”¹, publicado pelo Instituto Thomson Reuters, o avanço tecnológico na área do direito, acompanhado por uma possível reforma regulatória, é um relevante passo para a ampliação do acesso à justiça.

Com uma justiça mais acessível, os acertos, a possibilidade de regularização e o conhecimento da área para toda a sociedade é uma das grandes virtudes do direito contemporâneo. As inovações tecnológicas, o direito digital e as novas soluções são essenciais para que a área do direito seja cada vez mais democratizada e que a sua compreensão sobre cumprimentos e deveres esteja em todas as camadas sociais.

Os Impactos dos Avanços Tecnológicos e o Direito

Os impactos no quotidiano dos profissionais e estudantes de direito são evidentes, tendo em vista que, com tais ferramentas disponíveis, as respostas, o gerenciamento de processos e as soluções ganham maior agilidade. Além de maior assertividade e confiança diante de outras áreas do direito.

Para essas importantes alterações, destaca-se, sobretudo, a Inteligência Artificial, descrita em um dos trechos da obra Teoria Geral do Processo Tecnológico², de Luís Manoel Borges do Vale e João Sérgio dos Santos Soares Pereira, como “a capacidade de sistemas computacionais realizarem ações que exigem esforço cognitivo, através do processamento de dados”. A referida obra trata de importantes temas para o debate atual, como: Big Data, Data Set, Machine learning, constitucionalismo digital, devido processo tecnológico, contraditório tecnológico, publicidade algorítmica, sistemas de decisões algorítmicas (SDAs), justiça digital e metaverso.

Fique por dentro das Últimas Novidades

Com uma área em amplo desenvolvimento, as novas tecnologias colaboram para a assertividade, por isso é essencial que todos os envolvidos estejam sempre atualizados e por dentro das últimas novidades e atualizações do direito. Com uma sociedade cada vez mais dinâmica e inundada de informações, estar atualizado é o mínimo para ser atuante na área.

Estudantes, advogados, membros da Magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais profissionais de diversas áreas do direito estão, portanto, diante de importantes transformações tecnológicas e jurídicas. Torna-se, assim, cada vez mais necessário essa compreensão para que você, leitor, esteja seguro de que está inteirado acerca dos diálogos entre o direito contemporâneo e as novas tecnologias.


¹https://www.thomsonreuters.com/en-us/posts/legal/next-gen-justice-tech-regulatory-reform/
²Trecho extraído da obra “Teoria Geral do Processo Tecnológico”, p. 21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Petróleo sobe mais de 3% com conflitos no Oriente Médio

Por Shariq Khan NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo fecharam em alta de mais de 3% nesta segunda-feira, com o Brent ultrapassando 80 dólares por barril pela primeira vez desde agosto, depois que um agravamento dos riscos de uma guerra regional no Oriente Médio tirou os investidores de

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities

Por Paula Arend Laier SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou com uma alta marginal nesta segunda-feira, sustentada por Vale e Petrobras, na esteira do avanço do minério de ferro e do petróleo no exterior, mas distante da máxima do dia, em meio ao viés negativo em Wall Street e