thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a Jurimetria está transformando o Sistema Legal Brasileiro?

capa da obra "Jurimetria"

A terceira edição da obra “Jurimetria“, de autoria de Marcelo Guedes Nunes e publicada pela Editora Revista dos Tribunais, representa um marco significativo na evolução da disciplina no contexto jurídico brasileiro. O livro, que se destaca por ser um pioneiro na introdução da Jurimetria no país, oferece uma análise abrangente e atualizada sobre essa área interdisciplinar que combina estatística, tecnologia e direito.

O que é Jurimetria?

Desde sua primeira edição, a obra tem desempenhado um papel fundamental ao elucidar o significado de Jurimetria e demonstrar como essa disciplina pode influenciar positivamente a concepção de políticas públicas, o desenvolvimento do mercado de legal techs e a teoria geral do direito. Nesta nova edição, os conceitos essenciais são apresentados de forma clara e acessível, permitindo que o leitor compreenda a importância e as aplicações práticas da Jurimetria em diversos contextos jurídicos e sociais.

Uma das contribuições mais notáveis desta terceira edição são os dois novos capítulos que abordam questões contemporâneas e cruciais para o entendimento do funcionamento do Poder Judiciário e os impactos da tecnologia, especialmente da inteligência artificial, no campo do direito. Ao incluir discussões sobre risco e incerteza no direito, bem como a relação entre Jurimetria e tecnologia, o autor demonstra um compromisso em manter a obra atualizada e relevante para os desafios enfrentados pela comunidade jurídica diante das transformações tecnológicas e sociais.

Reflexões sobre Ética, Tecnologia e Jurimetria

A revisão completa da obra assegura que os leitores tenham acesso às informações mais recentes e precisas sobre o tema, refletindo as mudanças e avanços ocorridos desde a última edição. A inclusão de novos casos, exemplos e análises estatísticas proporciona uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos conceitos discutidos, permitindo que estudantes, profissionais e pesquisadores do direito explorem as potencialidades da Jurimetria de maneira mais eficaz e informada.

O livro não apenas oferece uma visão panorâmica da Jurimetria, mas também incentiva o leitor a refletir sobre as implicações éticas, sociais e políticas associadas ao uso da estatística e da tecnologia no campo jurídico. Ao destacar a interseção entre direito, estatística e tecnologia, a obra convida os leitores a considerar novas abordagens e perspectivas para a resolução de problemas jurídicos complexos e para a promoção da justiça e equidade no sistema legal brasileiro.

“É importante reforçar mais uma vez que o Direito não é inteiramente mensurável. Mensuráveis são apenas suas manifestações concretas. Ideais, abstrações e valores não podem ser medidos por serem desprovidos de extensão e de concretude. Além disso, toda a problemática em torno das propostas políticas de transformação e dos ideais de justiça social são contrafactuais e, portanto, não podem ser detectados pela pesquisa empírica, seja ela qualitativa ou quantitativa. E a persuasão da sociedade a respeito dos ideais a serem perseguidos é, sem dúvida, um problema de relevância absoluta, que ultrapassa o escopo da Jurimetria e entra nos limites da filosofia do Direito” (NUNES, Marcelo Guedes. 2024. p 200)

Em suma, “Jurimetria – Estatística, Tecnologia e Direito” na sua terceira edição continua a ser uma referência indispensável para aqueles interessados em compreender e explorar as oportunidades oferecidas pela análise estatística e tecnológica no campo do direito. A obra, enriquecida por sua atualização e pela inclusão de novos temas, mantém-se como um guia abrangente e esclarecedor para os desafios e possibilidades da Jurimetria no contexto jurídico contemporâneo.


(NUNES, Marcelo Guedes. *Título da Obra*. São Paulo: Editora, 2024, p. 200).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Donald Trump caminhando em um pátio com bandeiras ao fundo, usando um casaco e segurando um boné vermelho, simbolizando uma presença política significativa.

Brasil critica tarifa de 10% imposta por Trump e pode recorrer à OMC

(Reuters) – O governo brasileiro lamentou na noite desta quarta-feira a imposição pelos Estados Unidos de tarifa adicional de 10% sobre os produtos importados do Brasil, acrescentando que avalia todas possibilidades de resposta, incluindo um recurso à Organização Mundial de Comércio (OMC). No fim da tarde, o presidente dos EUA,

Donald Trump assinando um documento em um evento oficial no Jardim das Rosas da Casa Branca, decorado com bandeiras dos Estados Unidos ao fundo.

Tarifas de Trump provocam promessas globais de contramedidas

(Reuters) – Governos de todo o mundo prometeram contramedidas contra os Estados Unidos depois que o presidente Donald Trump divulgou na quarta-feira uma nova tarifa básica de 10% sobre produtos de todos os países, além de tarifas recíprocas sobre aqueles que, segundo seu governo, têm altas barreiras às importações dos