thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

110 Formas de Mudar o Amanhã – Direito Digital

110 formas de mudar o amanhã - direito digital

Pode-se dizer que, hoje, a mudança é movida pela tecnologia em todas as áreas. Especificamente no âmbito do Direito, os últimos 20 anos envolveram uma verdadeira revolução jurídica-tecnológica.

Os Tribunais enfrentaram (e enfrentam!) adequações aos hábitos correntes da sociedade, como realmente deve ser. Fazemos quase tudo conectados. Fato é que não é inusitado ainda nos surpreendemos com certas inovações na prática jurídica.

Há de se elogiar o tempo que ganhamos pela aceleração nos procedimentos promovida pela tecnologia. Por vezes, as mudanças digitais que facilitam o dia a dia são rapidamente absorvidas. Todavia, os operadores do Direito precisaram se adaptar às novas maneiras de consumo de informação, de apresentação da defesa, de elaboração das peças, de comparecimento em audiências – talvez várias dessas mudanças de uma só vez.

Impossível, inclusive, mencioná-las sem um debate que envolva a pandemia causada pela COVID-19. De uma hora para a outra, fomos obrigados a nos adaptarmos. Comparecemos a apresentação de teses, aulas, trabalho, audiências, julgamentos – tudo de maneira absolutamente remota e online, o que prova que tudo isso já era possível há um tempo, só não havia sido efetivamente implementado. Nos adaptamos no meio do caos. Nosso desejo é que as próximas grandes mudanças não sejam assim. De toda forma, o Direito auxiliou na contenção de um momento que poderia ter sido ainda mais confuso.

As Inovações do Direito Digital

O Direito Digital promove regulamentações que procuram, antes mesmo dos aspectos jurídicos, apresentar os conceitos práticos e técnicos do ramo digital. Como regulamentar juridicamente a ciência de dados, o big data, a computação em nuvem e os softwares sem que sejam inicialmente explicados seus conceitos? Tanto o legislador como os juristas precisam compreender um pouco de cada termo para que possam promover a área. O mundo jurídico anda em conjunto ao mundo digital, tal como deve ser, ainda que as mudanças possivelmente ocorram em uma velocidade maior do que acompanhamos no Direito Penal ou Direito de Família, por exemplo. A cada dia surge um novo conceito que naturalmente requer um novo dispositivo.

A área também está diretamente relacionada às mais diversas outras do Direito. À proteção de dados, por exemplo, considerando que são corriqueiros os vazamentos de informações pessoais no meio digital. A preocupação da população com a segurança dos dados é cada dia maior, ainda que atualmente possamos contar com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Também interligada, graças ao aumento exponencial de compras online nos últimos tempos, a área do Direito do Consumidor se preocupa em compreender os processos que envolvem o Direito Digital para soluções rápidas e eficazes para as partes.

A Thomson Reuters, por meio do selo editorial Revista dos Tribunais, se preocupa não apenas em oferecer conteúdo de Direito Digital exclusivamente jurídico, mas em apresentar, por meio dos nossos mais renomados autores, o background necessário que engloba alguns dos conceitos técnicos da tecnologia.

Entendemos que o amplo conhecimento, aliado às inovações, sem deixar de lado as regulamentações que são sempre tão necessárias, contribuem para as mudanças do amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

prompts para IA

Como escrever prompts para IA e otimizar seu trabalho jurídico?

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser promessa para se tornar uma aliada prática do profissional do Direito. Hoje, quem domina o “como perguntar” consegue extrair pesquisas mais rápidas, rascunhos mais sólidos, peças mais bem  estruturadas, rotinas mais eficientes e insights estratégicos.  O começo é bem tranquilo: aprender a criar

Reunião internacional com representantes de vários países, incluindo Venezuela, discutindo questões diplomáticas e econômicas.

Venezuela reclama com ONU sobre força naval dos EUA no Caribe

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – A Venezuela reclamou nesta quinta-feira com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o aumento da presença naval dos EUA no sul do Caribe e em águas próximas, disse o embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada. Ele disse que a Venezuela não constitui uma ameaça

Homem idoso com cabelo branco e barba, vestido com terno azul, falando ao microfone durante uma conferência com bandeira do Brasil ao fundo.

Não tenho pressa em adotar reciprocidade contra os EUA por tarifa, diz Lula

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que não está com pressa para adotar medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos, diante da imposição por Washington neste mês de uma tarifa de 50% sobro produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano. Falando em entrevista à Rádio

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.