thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Código Civil de 2002

 

A elaboração do novo Código Civil iniciou em 1969 durante o governo militar e, em 1975, seu trâmite foi instaurado no Congresso Nacional. A aprovação do seu texto final ocorreu em 15 de agosto de 2001 e a sanção em 10 de janeiro de 2002, com sua vigência iniciada em 11 de janeiro de 2003, substituindo as disposições do Código Civil de 1916.
A comissão do novo Código Civil, coordenada pelo professor Miguel Reale, perdurou de 1969 até 1975, quando o anteprojeto foi entregue ao governo, que publicou no Diário Oficial e solicitou a participação das instituições jurídicas e culturais para sugestões ao projeto.

Ao encaminhar o texto para votação na Câmara dos Deputados, o relator do projeto, Josaphat Marinho, ressaltou a intenção de uma redação mais clara e acessível à população, o que ocasionou a retirada de palavras de difícil compreensão e, ainda, suprimiu o formalismo excessivo da norma.

Apesar de sua origem ter se dado no período do regime autoritário, a construção do novo Código Civil introduziu importantes elementos decorrentes de influências jurídicas da fase pós redemocratização, considerando a necessidade de modernização do Código com características obsoletas elaboradas no século XIX.

Com 2.046 artigos, o Código Civil adotou uma estrutura bipartida, com parte geral e especial, com cinco livros: direito das obrigações, direito da empresa, direito das coisas, direito de família e direito das sucessões. A parte geral do Código traz disposições acerca das pessoas e direito de personalidade, assim como consolidou regras sobre bens, pessoas jurídicas e negócios jurídicos.

A perspectiva trazida pelo legislador foi situar o Código Civil não como um eixo fechado do direito privado, mas como uma base constituída por inúmeras cláusulas gerais passíveis de interpretação e com a possibilidade para edição de leis à complementar o texto originário do Código Civil, como, por exemplo, em matérias relativas ao Direito Empresarial e de Família, suscetíveis a maior inconstância considerando as mudanças sociais e econômicas.

As Mudanças no Código Civil

Um dos principais pontos de relevância do Código foi a introdução de princípios, como, boa-fé, autonomia contratual e liberdade nas negociações entre as partes, operabilidade, além da atribuição da função social à propriedade e ao contrato. Miguel Reale destaca que o espírito social, ético e operacional das disposições, tornou o Código Civil brasileiro de 2002 como o mais avançado em sua época.

No mais, em Direito de Família, evidencia-se a equiparação da mulher em posição de igualdade com o homem, a redução da maioridade de 21 anos para 18 anos e a conceituação da união estável. Tais aspectos demonstram a concepção da constitucionalização das normas de direito privado e a ruptura da essência individualista, patrimonialista e liberal assentada no Código Civil anterior.

Após duas décadas da sanção do Código Civil, houve a incorporação de mudanças significativas em sua composição, entre elas, vale citar: o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que impactou na capacidade civil; a multipropriedade instituída pela Lei nº 13.777/2018 e a Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), que afetou contratos e o instituto da desconsideração da personalidade jurídica, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma investigação policial com fotos e arquivos conectados por linhas vermelhas, e uma pessoa de mãos algemadas ao lado. crimes hediondos

Crimes Hediondos: O que você precisa saber sobre a Lei nº 8.072/1990

A Lei nº 8.072/1990, conhecida como Lei dos Crimes Hediondos, é um dos marcos mais emblemáticos do endurecimento penal no Brasil. Promulgada em um contexto de grande comoção social, no início da década de 1990, a lei buscou dar uma resposta imediata ao aumento da criminalidade violenta, estabelecendo um tratamento

Imagem de um parque de diversões ao ar livre com quadras de tênis, pista de corrida, áreas verdes e uma estrutura circular em uma área urbana na cidade.

ONU limita tamanho de sua equipe na COP30 devido aos altos preços de acomodação

Por Kate Abnett BRUXELAS (Reuters) – Os altos preços dos hotéis para a cúpula climática COP30, que será realizada em novembro em Belém, fizeram com que a Organização das Nações Unidas (ONU) pedisse aos seus funcionários que limitassem a participação, enquanto as delegações governamentais ainda estão lutando para encontrar quartos

Logo da Organização das Nações Unidas (ONU) projetado na fachada de um edifício, refletido na iluminação ao entardecer.

UE deve perder prazo da ONU para novas metas climáticas, mostra esboço

Por Kate Abnett e Virginia Furness BRUXELAS (Reuters) – A União Europeia não espera chegar a um acordo sobre uma nova meta climática exigida pela ONU a tempo de cumprir um prazo-chave neste mês e, em vez disso, elaborou planos para apresentar uma meta temporária, a ser alterada posteriormente, mostrou

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.