thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Obrigatoriedade da adoção do protocolo de julgamento com perspectiva de gênero

julgamento de gênero

Desde 20 de março de 2023, o Judiciário brasileiro passou a adotar obrigatoriamente o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, com o objetivo de evitar preconceitos e discriminação de gênero e outras características nos julgamentos que tramitam em nossa justiça.

A resolução aprovada pelo CNJ determina a adoção das diretrizes do protocolo em todo o Poder Judiciário nacional. As cortes deverão oferecer aos magistrados cursos de formação inicial e continuada sobre direitos humanos, gênero, raça e etnia, em conformidade com o protocolo, que foi fruto do estudo de um Grupo de Trabalho instituído pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021, com resultados apresentados em relatório que pode ser visualizado por completo no link a seguir: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/10/protocolo-18-10-2021-final.pdf.

O protocolo, nas palavras do próprio grupo, “é fruto do amadurecimento institucional do Poder Judiciário, que passa a reconhecer a influência que as desigualdades históricas, sociais, culturais e políticas a que estão submetidas as mulheres ao longo da história exercem na produção e aplicação do direito e, a partir disso, identifica a necessidade de criar uma cultura jurídica emancipatória e de reconhecimento de direitos de todas as mulheres e meninas”.

Ainda, “o Conselho Nacional de Justiça, ao editar este documento, avança na direção de reconhecer que a influência do patriarcado, do machismo, do sexismo, do racismo e da homofobia são transversais a todas as áreas do direito, não se restringindo à violência doméstica, e produzem efeitos na sua interpretação e aplicação, inclusive, nas áreas de direito penal, direito do trabalho, tributário, cível, previdenciário etc.”.

Participaram da elaboração das diretrizes nomes como Maria Thereza Rocha de Assis Moura, Valter Shuenquener de Araújo, Adriana Ramos de Mello, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, Maria Domitila Prado Manssur e Vanessa Karam de Chueiri Sanches, com coordenação de Ivana Farina Navarrete Pena.

O trabalho se divide em seis grandes áreas, trazendo conceitos de temas transversais a serem observados nas mais diversas vertentes da justiça, as quais são todas minuciadas, em detalhes, no relatório, que abrange a Justiça Federal, Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar.

A resolução cria ainda o Comitê de Acompanhamento e Capacitação sobre Julgamento com Perspectiva de Gênero e o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. A adoção do protocolo foi incentivada pelo CNJ no ano passado, mas anteriormente a sua adoção era apenas recomendada – e agora passa a ser obrigatória.

O protocolo é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 16 da Agenda 2030 da ONU e traz um guia com exemplos práticos para evitar estereótipos nos julgamentos. Como dado importante a ser observado, destaca-se que a magistratura brasileira é composta principalmente por homens, com apenas 38% de mulheres.

A autora Samantha Dufner, advogada e professora, Mestre em Direitos Fundamentais pela UNIFIEO, autora da obra Famílias Multifacetadas, lançamento da Livraria RT, comenta a adoção obrigatória do Protocolo pelo Judiciário e a nova perspectiva que podemos esperar de nossa justiça, agora com a obrigatoriedade de uma visão mais ampla e acolhedora a todos os gêneros.

Confira os comentários da autora:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de Mauricio Bunazar promovendo diálogos e comunicação eficaz em ambiente corporativo, ideal para melhorar habilidades de liderança e relacionamento profissional.

DIÁLOGOS: Maurício Bunazar fala sobre Reforma do Código Civil

A série “Diálogos” proporciona uma visão fascinante sobre as mentes desses estudiosos que dão vida aos livros que tanto apreciamos! A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre suas inspirações, processos de escrita e as jornadas que os levaram a se tornarem os autores que são hoje.

Grãos de café maduros e verdes crescendo em uma planta, com uma pessoa ao fundo no ambiente de um campo de cultivo.

Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No período, o maior exportador global de café lidou com

Equipe de suporte técnico em operação no centro de controle, focada na gestão de sistemas de telefonia correspondente ao serviço de telefonia fixa por assinatura.

Ações de chips saltam com otimismo sobre IA e Dow Jones fecha em recorde

Por Noel Randewich 6 Jan (Reuters) – Wall Street encerrou em alta nesta terça-feira, conforme ações de chips subiram devido ao otimismo renovado em relação à inteligência artificial (IA), enquanto a Moderna avançou e o índice Dow Jones atingiu um recorde. O S&P 500 subiu 0,62%, para 6.944,82 pontos. O

Imagem de um globo ocular humano com detalhes das veias e circulação sanguínea na retina, destacando a complexidade da estrutura ocular.

Estudo lança dúvidas sobre potencial para vida em lua de Júpiter

Por Will Dunham WASHINGTON, 6 Jan (Reuters) – A lua Europa está na pequena lista de lugares em nosso Sistema Solar considerados promissores na busca por vida além da Terra, com um grande oceano subterrâneo que se acredita estar escondido sob uma camada externa de gelo. Mas uma nova pesquisa

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.