thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Condições empresariais da zona do euro estão melhorando e IA está em expansão, mostra pesquisa do BCE

Vista aérea do centro financeiro de Londres com arranha-céus modernos e histórica Torre de Londres ao fundo, durante o pôr do sol.

FRANKFURT (Reuters) – As empresas da zona do euro estão vendo uma ligeira melhora nas condições de negócios, mas isso ainda aponta para um crescimento apenas modesto, mesmo que alguns setores, como o de inteligência artificial, estejam em expansão, mostrou uma pesquisa do BCE com empresas não financeiras nesta sexta-feira.

O Banco Central Europeu manteve as taxas de juros na quinta-feira, dizendo que a perspectiva econômica permanece em linha com suas projeções anteriores de crescimento lento mas constante, já que as questões das tarifas são compensados pelo consumo.

“Muitas empresas estavam investindo fortemente em infraestrutura digital, dando origem a uma demanda substancialmente crescente por software e bancos de dados, particularmente soluções em nuvem e IA”, disse o BCE.

As empresas disseram que esses investimentos são particularmente fortes nos setores financeiro e público e que a crescente implantação da inteligência artificial também está começando a perturbar o modelo de negócios das empresas de consultoria tradicionais.

Enquanto isso, o setor manufatureiro continuou a enfrentar dificuldades.

“A produção industrial ainda foi prejudicada por tarifas, incertezas e desafios à competitividade, bem como pelo crescimento relativamente fraco dos gastos com bens de consumo, com pouca melhora prevista no curto prazo”, disse o BCE.

No entanto, a construção estava lentamente mudando de direção, e as empresas apontaram para um crescimento bom ou razoável, ligado especialmente aos gastos dos consumidores com turismo e hotelaria, e ao investimento em software, soluções de dados e inteligência artificial, acrescentou o BCE.

Os gastos dos consumidores continuaram fracos, mas os fabricantes de eletrodomésticos e eletrônicos foram mais positivos e os contatos nos setores de turismo, hotelaria e entretenimento cresceram fortemente durante o verão.

O investimento em máquinas ainda permaneceu moderado, mas os gastos com IA estavam crescendo.

A pesquisa também mostrou que as perspectivas de emprego permaneceram relativamente fracas, o crescimento dos salários estava se moderando e a dinâmica dos preços de venda estava mostrando uma ligeira desaceleração adicional.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.