Por Purvi Agarwal e Nikhil Sharma
5 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street subiam nesta segunda-feira, com o Dow Jones marcando um recorde histórico com impulso das ações financeiras, enquanto as empresas de energia subiam após um ataque militar dos EUA que capturou o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo, um dia após a captura de Maduro, que um segundo ataque é uma possibilidade caso os membros restantes do governo não cooperem com seus esforços para “consertar” o país. Os investidores apostam que a ação contra a liderança da Venezuela permitirá que empresas norte-americanas tenham acesso às maiores reservas de petróleo do mundo. O embargo dos EUA ao petróleo venezuelano continua em pleno vigor, disse Trump.
O índice de energia do S&P avançava 1,3%, com os pesos pesados da Exxon Mobil e da Chevron subindo 1% e 4%, respectivamente.
As ações relacionadas à defesa também avançavam após a ação militar de Washington. A Lockheed Martin subia 2,5% e a General Dynamics tinha alta de 2,8%. O índice mais amplo do setor aeroespacial e de defesa subia 1,2%, marcando um recorde histórico.
Às 12h15 (horário de Brasília), o Dow Jones Industrial Average subia 1,24%, para 48.982,9 pontos, o S&P 500 avançava 0,66%, para 6.903,79 pontos, e o Nasdaq Composite ganhava 0,88%, a 23.439,00 pontos.
A Goldman Sachs saltou 4,75%, atingindo patamar recorde, enquanto a JPMorgan Chase e a American Express subiram 3% e 2,6%, respectivamente. As ações ajudaram a impulsionar o Dow para um recorde de alta.
Os principais índices de Wall Street encerraram a semana anterior com perdas, em meio a um movimento de venda de ações de tecnologia. Mas o setor estava praticamente estável nesta segunda-feira, com alta de 0,2%, com a Nvidia subindo 0,6%.
A Tesla era destaque, subindo 4,2% após sete sessões consecutivas de perdas, apoiando a alta de 2,1% do setor de consumo discricionário.
“Com os mercados levando a geopolítica na esportiva até agora, a primeira semana de negociações do Ano Novo pode provavelmente girar em torno de se a tecnologia encontrará seu equilíbrio depois de tropeçar no final do ano”, disse Chris Larkin, diretor administrativo de negociações e investimentos, E*TRADE no Morgan Stanley, em nota.




