thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE propõe projetos de defesa para combater drones e proteger fronteira oriental

Mulher fazendo discurso na conferência 'Preserving Peace Defence Readiness' com fundo que mostra a frase no painel.

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia propôs na quinta-feira quatro projetos de defesa emblemáticos — incluindo um sistema contra drones e um plano para fortificar a fronteira oriental — como parte de uma iniciativa para preparar o continente para se defender até 2030.

As propostas, em um “roteiro” de política de defesa, refletem os temores alimentados pela guerra na Ucrânia de que a Rússia possa atacar um membro da UE nos próximos anos e os apelos do presidente dos EUA, Donald Trump, para que a Europa faça mais por sua própria segurança.

“O perigo não desaparecerá mesmo quando a guerra na Ucrânia terminar. Está claro que precisamos endurecer nossas defesas contra a Rússia”, declarou a chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, em uma entrevista coletiva.

A Comissão disse que dois “carros-chefe” são particularmente urgentes — a Iniciativa Europeia de Defesa contra Drones, anteriormente conhecida como “muro de drones”, e a Vigilância do Flanco Oriental, que tem como objetivo “fortalecer as fronteiras orientais da UE” por terra, ar e mar.

A Comissão, o órgão executivo da União Europeia, afirmou que ambos os projetos devem ter capacidade inicial até o final do próximo ano. O projeto de drones deve estar totalmente funcional um ano depois e a “vigilância de flanco” deve atingir esse status no final de 2028.

Também propôs um Escudo Aéreo Europeu, para defesa contra mísseis e outras ameaças aéreas, e um Escudo Espacial Europeu, para proteger os ativos e serviços espaciais europeus.

Os líderes dos 27 governos membros da UE decidirão se aprovam as propostas e chegam a um acordo sobre quem executará os projetos que receberem o sinal verde.

(Reportagem de Andrew Gray e Lili Bayer)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Fachada do Ministério da Fazenda com duas pessoas caminhando na calçada à frente da construção, rodeada por árvores e céu azul.

Fazenda oficializa criação de secretaria voltada para mercado de carbono

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Fazenda oficializou nesta quinta-feira a criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono, responsável pela gestão do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). A Fazenda informou em nota que a secretaria será liderada pela economista Cristina Reis, que

Fitas de presente com as bandeiras dos Estados Unidos e China, representando a relação entre os dois países.

China acusa os EUA de discriminação comercial e pede cumprimento das regras da OMC

BERLIM (Reuters) – A missão da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vêm minando o sistema de comércio multilateral baseado em regras desde que o novo governo assumiu o cargo em 2025, citando o uso repetido de políticas discriminatórias, tarifas recíprocas e

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.