thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UE estabelece meta climática menos ambiciosa em acordo de última hora para COP30

Dois homens em pé, falando em uma coletiva de imprensa na União Europeia, com um fundo azul com o logo da UE e referências às instituições europeias.

BRUXELAS (Reuters) – Os ministros responsáveis pelas questões climáticas da UE chegaram a um acordo sobre a meta para as mudanças climáticas para 2040 na madrugada desta quarta-feira, após diluírem o objetivo em negociações de última hora, enquanto corriam para fechar o acordo antes da cúpula COP30 da ONU no Brasil.

Após as negociações, que se prolongaram até tarde na terça-feira, os ministros europeus aprovaram em votação pública um compromisso para reduzir as emissões em 90% até 2040, em relação aos níveis de 1990, mas com flexibilidades para enfraquecer esse objetivo.

A meta acordada possibilitaria que os países comprem créditos de carbono estrangeiros para cobrir até 5% da meta de redução de emissões de 90%. Isso enfraqueceria efetivamente para 85% as reduções de emissões exigidas das indústrias europeias e pagaria países estrangeiros para reduzir as emissões em nome da Europa para compensar o restante.

A UE também concordou em considerar a opção, no futuro, de usar créditos internacionais de carbono para cumprir mais 5% das reduções de emissões de 2040 – potencialmente reduzindo mais 5% da meta doméstica.

Além disso, os países concordaram com uma meta para 2035 de reduzir as emissões em uma faixa de 66,25% a 72,5%. A ONU solicitou que todos os governos apresentem seus planos climáticos para 2035 antes da abertura da cúpula climática COP30, na quinta-feira.

(Reportagem de Kate Abnett, Inti Landauro, Benoit Van Overstraeten)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma tela gigante de indicadores financeiros com várias ações e índices de mercado na bolsa de valores, enquanto duas pessoas caminham no local. A cena reflete o movimento do mercado financeiro na China.

Ações da China atingem maior alta em 10 anos com volume recorde de negócios

XANGAI, 12 Jan (Reuters) – As ações da China atingiram nesta segunda-feira o maior nível da última década, impulsionadas pelas ações das empresas de inteligência artificial e aeroespacial comercial, enquanto os investidores comemoravam o forte início de ano dos mercados locais, com um volume de negócios recorde. As ações de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.