thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ucrânia ataca navio de guerra russo, Moscou admite danos

Ucrânia ataca navio de guerra russo

Por Andrew Osborn e Max Hunder

MOSCOU/LONDRES (Reuters) – A Ucrânia atingiu um grande navio de guerra russo na Crimeia com mísseis de cruzeiro em um ataque noturno que matou pelo menos uma pessoa e pode impedir qualquer tentativa da Rússia de tomar mais território ucraniano ao longo da costa do Mar Negro.

O Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência de notícias Interfax, disse que a Ucrânia usou mísseis para atacar o porto de Teodósia, na Crimeia, e que o grande navio de desembarque Novocherkassk foi danificado.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou detalhadamente o presidente Vladimir Putin sobre o ataque, segundo o Kremlin. A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, em um movimento que Kiev e o Ocidente condenaram como uma anexação ilegal.

O porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yuriy Ihnat, disse achar que será difícil para o Novocherkassk — que pode transportar tanques e veículos blindados e ser usado para desembarcar tropas em terra — voltar a funcionar.

“Podemos ver a força da explosão, como foi a detonação. Depois disso, é muito difícil para um navio sobreviver, porque não foi um foguete, foi a detonação de munições”, disse ele à Radio Free Europe.

A Ucrânia usou mísseis de cruzeiro no ataque, sem especificar o tipo, disse Ihnat. Tanto o Reino Unido quanto a França forneceram esses mísseis a Kiev.

A Rússia tem sinalizado que pode tentar tomar mais território ucraniano ao longo da costa do Mar Negro. Putin disse neste mês que Odessa, a sede da Marinha da Ucrânia, era “uma cidade russa”.

Imagens postadas em agências de notícias russas no Telegram, supostamente do porto, mostraram poderosas explosões e incêndios.

Vídeos não verificados em redes sociais, que supostamente capturaram o ataque, mostraram uma grande explosão e chamas em forma de balão iluminando o céu noturno. Uma fotografia diurna não verificada, que, segundo blogueiros ucranianos, exibia os restos do navio, mostrava um grupo de destroços carbonizados e alongados emergindo da água em uma doca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dinheiro com retrato de George Washington, destacando o valor alto e características de uma nota de grande valor.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Homem dirigindo um carro ao ar livre, com paisagem de campo ao fundo. Pessoa de cabelo grisalho, sorrindo levemente enquanto contempla a direção.

Departamento de Justiça dos EUA divulga nova remessa dos arquivos de Epstein

Por Brad Heath WASHINGTON, 23 Dez (Reuters) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um novo conjunto de documentos de suas investigações sobre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, incluindo vídeos de câmeras de circuito interno e registros legais. A mais recente divulgação envolve cerca

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.