thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump vai aumentar vendas de IA para aliados e afrouxar as regras ambientais

Imagem de Donald Trump segurando uma cópia de um documento assinado, durante evento oficial, com bandeiras ao fundo, transmitindo autoridade e assinatura de importante documento.

Por Jarrett Renshaw e Alexandra Alper

(Reuters) – O governo Trump divulgou nesta quarta-feira um novo projeto na área de inteligência artificial que visa afrouxar as regras ambientais e expandir amplamente as exportações de IA para aliados, em uma tentativa de manter a vantagem norte-americana sobre a China na tecnologia crítica.

O presidente Donald Trump marcou o lançamento do plano com um discurso em que expôs os riscos da corrida armamentista tecnológica com a China, chamando-a de uma luta que definirá o século 21.

“Os Estados Unidos são o país que iniciou a corrida da IA. E como presidente dos Estados Unidos, estou aqui hoje para declarar que os Estados Unidos vão vencê-la”, disse Trump.

O plano, que inclui cerca de 90 recomendações, pede a exportação de software e hardware de IA dos EUA, além da repressão a leis estaduais consideradas muito restritivas para permitir seu florescimento, e de um afastamento marcante da abordagem do antecessor Joe Biden, que limitou o acesso global aos cobiçados chips de IA.

“Também precisamos ter um único padrão federal, e não 50 Estados diferentes regulando esse setor no futuro”, disse Trump.

Michael Kratsios, chefe do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia, disse a jornalistas nesta quarta-feira que os departamentos de Comércio e Estado farão parceria com o setor para “fornecer pacotes seguros de exportação de IA de pilha completa, incluindo modelos de hardware, aplicativos de software e padrões para amigos e aliados dos Estados Unidos em todo o mundo”.

Uma expansão nas exportações de um conjunto completo de produtos de IA poderia beneficiar os gigantes de chips de IA Nvidia e AMD, assim como os gigantes de modelos de IA Google, da Alphabet, Microsoft, OpenAI e Meta, controladora do Facebook.

(Reportagem de Jarrett Renshaw e Alexandra Alper; reportagem adicional de Krystal Hu, em Nova York)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

eventos revista dos tribunais

Eventos – Novembro de 2025

A Editora Revista dos Tribunais marcará presença nos principais eventos jurídicos do Brasil em novembro! Por que participar dos eventos? Ao visitar nossos estandes, você terá a oportunidade de: Conhecer em primeira mão os lançamentos da Editora; Conversar com autores e juristas de destaque; Adquirir livros diretamente no local; Participar

Homem idoso sorridente usando roupa vermelha, fazendo sinal de positivo com as mãos, ao lado de árvore grande em ambiente natural

Lula diz que fundos climáticos não estão à altura do desafio ao lançar TFFF

BELÉM (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em Belém, onde participa de cúpula de chefes de Estado antes da conferência climática das Nações Unidas COP30, que os fundos verdes e climáticos existentes não estão à altura dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O presidente

Público assiste a conferência no evento COP30 Brasil, na Amazônia, durante o Climate Summit com foco em mudanças climáticas e sustentabilidade.

Diplomatas temem que, mesmo ausentes, EUA tentem influenciar COP30

Por Kate Abnett e Valerie Volcovici e Johan Ahlander BRUXELAS/BELÉM (Reuters) – Os governos que estão indo para a cúpula climática das Nações Unidas COP30 no Brasil estão se preparando para a possibilidade de o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentar interromper as negociações no evento —

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.