thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump promove agenda energética em reunião com executivos do petróleo dos EUA

Donald Trump durante discurso sobre energia americana, enfatizando a libertação do potencial energético dos Estados Unidos em evento no Departamento de Energia.

Por Jarrett Renshaw e Trevor Hunnicutt

(Reuters) – O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu nesta quarta-feira altos executivos do setor petrolífero na Casa Branca, enquanto traçava planos para aumentar a produção doméstica de energia em meio à queda dos preços do petróleo e às iminentes guerras comerciais.

Foi a primeira reunião de Trump com líderes do setor de petróleo e gás desde que ele retornou à Casa Branca, em janeiro.

A discussão se concentrou em impulsionar o domínio energético norte-americano, em reformar o processo de licenciamento e em desenvolver a rede elétrica do país para competir com a China na área de inteligência artificial, disseram o secretário do Interior, Doug Burgum, e o secretário de Energia, Chris Wright, a repórteres após a reunião.

Esperava-se que os executivos expressassem preocupações sobre as tarifas de Trump e enfatizassem a visão da indústria de que preços mais altos do petróleo são necessários para ajudar a cumprir a promessa do republicano de aumentar a produção doméstica.

Burgum disse que “realmente não houve discussão sobre preço”, porque eles são estabelecidos pela oferta e demanda.

Wright afirmou que o “diálogo sobre tarifas ainda está em andamento”.

“Em última análise, toda a agenda econômica do presidente é reduzir os preços nos Estados Unidos e aumentar as oportunidades de emprego no país”, disse Wright.

A reunião incluiu membros do comitê executivo do Instituto Americano de Petróleo.

De acordo com biografias públicas, o CEO da Hess Corp, John Hess, o CEO da ExxonMobil, Darren Woods, o CEO da Chevron, Mike Wirth, o CEO da ConocoPhillips, Ryan Lance, o CEO da Phillips 66, Mark Lashier, e a CEO da Marathon Petroleum, Maryann Mannen, estão entre os líderes no comitê executivo do grupo comercial.

Harold Hamm, fundador e CEO da Continental Resources e um dos maiores doadores políticos de Trump, também estava na reunião.

O presidente da API, Mike Sommers, disse em uma declaração que os líderes da indústria apreciaram a oportunidade de falar com Trump. Sommers não forneceu detalhes sobre o que ocorreu na reunião.

Trump e seus aliados assumiram o poder prometendo aumentar a já recorde produção de petróleo dos EUA em até 3 milhões de barris por dia, além de cortar os preços da energia para os norte-americanos afetados pela inflação, em parte revogando regulamentações ambientais e acelerando a concessão de licenças.

“A melhor maneira de manter a produção de petróleo e a independência energética é apoiar um preço mais alto do petróleo”, disse Ed Hirs, economista de energia da Universidade de Houston. “Perfurar não é o caminho a seguir”, acrescentou.

(Reportagem de Jarrett Renshaw; reportagem adicional de Sheila Dang em Houston, e Nandita Bose e Andrea Shalal em Washington)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

Imagem de um idoso com cabelo branco, barba grisalha, vestindo terno cinza e gravata, em uma ocasião formal, com expressão séria e ao fundo pessoas em um evento ao ar livre.

Lula diz que vetará projeto sobre dosimetria

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vetará o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.