thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump teve várias interações construtivas com Lula sobre comércio, diz representante comercial dos EUA

Reunião entre dois homens políticos em ambiente formal, com bandeira do Brasil ao fundo. Ambos estavam discutindo assuntos importantes, com expressões sérias.

Por Andrea Shalal

WASHINGTON, 10 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, teve várias interações muito construtivas sobre questões comerciais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, nesta quarta-feira.

Greer disse em um evento organizado pelo Atlantic Council que os EUA gostariam de ter uma relação comercial melhor com o Brasil, mas seria necessário que ambos os lados fizessem concessões.

“Gostaríamos de ter, em curto prazo, algum tipo de acordo com o Brasil. Talvez não resolva todos os problemas, mas há coisas que eles podem fazer. Eles parecem ser parceiros bastante dispostos”, disse ele. “É claro que é preciso que ambos os lados estejam dispostos a fazer concessões de fato.”

Greer não deu mais detalhes sobre o cronograma ou o escopo de um possível acordo comercial entre os dois países.

As relações entre os dois países melhoraram nos últimos meses depois que Trump removeu, no mês passado, as tarifas de 40% sobre vários produtos alimentícios brasileiros, incluindo café, cacau e frutas, deixando em vigor uma tarifa básica de 10%. Trump anunciou as tarifas mais altas em agosto para punir o Brasil pelo processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, um aliado de Trump e rival de Lula.

Greer disse que o Brasil tem sido historicamente um parceiro comercial desafiador e importante, observando que os Estados Unidos estavam investigando as tarifas e políticas não tarifárias do Brasil como parte de uma investigação sobre as supostas práticas comerciais “injustas” do Brasil.

Essas práticas incluem a suspeita de desmatamento ilegal da Amazônia, o que, segundo Greer, prejudica a competitividade dos produtores de madeira dos EUA, e o que ele descreve como taxas tarifárias preferenciais do Brasil para concorrentes dos EUA.

Trump conversou com Lula sobre comércio, economia e combate ao crime organizado em uma ligação telefônica na semana passada, e Lula disse mais tarde que esperava mais reduções nas tarifas.

Além disso, Trump tinha preocupações não comerciais sobre o que ele vê como a instrumentalização das leis e do sistema judicial no Brasil, disse Greer.

Na terça-feira, Lula afirmou que disse a Trump que, se os EUA quiserem ajudar na luta contra o crime organizado no Brasil, o governo Trump deve prender um empresário brasileiro que vive em Miami, que Lula identificou apenas descrevendo-o como o maior devedor do país e como “um dos grandes chefes do crime organizado brasileiro”.

No início de setembro, Lula, em um discurso contundente proferido na abertura da Assembleia Geral da ONU, também disse que a soberania brasileira não é negociável, criticando ataques externos ao Judiciário brasileiro e medidas unilaterais impostas ao país.

(Reportagem de Andrea Shalal)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.