thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump impõe pesadas tarifas sobre produtos do México, Canadá e China

Imagem de Donald Trump em seu escritório na Casa Branca, olhando atentamente para um documento enquanto o presidente dos EUA. Ele exibe uma expressão concentrada.

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou neste sábado a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China a partir de terça-feira, para atender a uma emergência nacional sobre o fentanil e a entrada de estrangeiros ilegais nos Estados Unidos, disseram autoridades da Casa Branca.

Produtos do setor de energia do Canadá terão apenas uma tarifa de 10%, mas as importações mexicanas de energia serão cobradas em 25%, disseram as autoridades a jornalistas.

Trump declarou emergência nacional sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, o que permite amplos poderes para lidar com crises, para autorizar as tarifas.

Autoridades da Casa Branca disseram que não haverá exclusões das tarifas. Além disso, no caso específico do Canadá, informaram que a isenção tarifária “de minimis” dos EUA para pequenas remessas abaixo de 800 dólares seria cancelada.

As medidas dão continuidade a uma ameaça repetida por Trump desde pouco depois de sua vitória na eleição presidencial do ano passado e, provavelmente, devem desencadear uma retaliação. Também correm o risco de deflagrar uma guerra comercial que pode causar uma ampla ruptura econômica para os países envolvidos.

Não ficou claro se Trump, que jogou golfe em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, neste sábado antes de assinar a ordem, vai falar com a mídia sobre as obrigações.

Trump estabeleceu o prazo de 1º de fevereiro para pressionar por uma ação enérgica para interromper o fluxo do opiáceo fentanil e de precursores químicos da China para os EUA via México e Canadá, assim como para impedir que imigrantes ilegais cruzem as fronteiras dos EUA.

Com menos de duas semanas de seu segundo mandato, Trump está alterando as normas de como os Estados Unidos são governados e interagem com seus vizinhos e com o mundo de um modo geral.

Na sexta-feira, ele se comprometeu a prosseguir com as taxas, apesar de reconhecer que elas poderiam causar transtornos e dificuldades para as famílias norte-americanas.

 

(Reportagem de Jarrett Renshaw, em Palm Beach, e David Lawder e Andrea Shalal, em Washington)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Viatura militar da ONU em operação em uma estrada rural, simbolizando a presença de paz e segurança internacional em áreas de conflito.

Governo Trump propõe eliminar financiamento de manutenção da paz da ONU

Por Jonathan Landay e Humeyra Pamuk WASHINGTON (Reuters) – O escritório de orçamento da Casa Branca propôs o fim do financiamento para missões de manutenção da paz das Nações Unidas, citando os fracassos das operações em Mali, Líbano e República Democrática do Congo, mostraram documentos internos de planejamento vistos pela

Sede da Organização Mundial da Saúde com bandeiras de diferentes países ao fundo, representando a atuação global em saúde pública.

Membros da OMS chegam a acordo sobre como mundo enfrentará futuras pandemias

Por Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo histórico nesta quarta-feira sobre como aprender com a Covid-19, que matou milhões de pessoas entre 2020 e 2022, e preparar o mundo para futuras pandemias. Os pontos de atrito no caminho

Imagem de líderes internacionais, incluindo Xi Jinping, em evento oficial. Os líderes estão em trajes formais numa cerimônia importante.

Presidente da China pede que ONU e sistemas multilaterais sejam mantidos

KUALA LUMPUR (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu apoio ao sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas (ONU), no comércio e no Estado de Direito durante uma viagem pelo Sudeste Asiático em meio a uma forte deterioração nas relações entre a China e os Estados Unidos.

Imagem do edifício da Reserva Federal dos Estados Unidos sob um céu nublado e ameaçador, destacando sua arquitetura majestosa.

Fed pode estar próximo de momento crítico em meio à incerteza tarifária

Por Ann Saphir e Howard Schneider WASHINGTON (Reuters) – As autoridades do Federal Reserve, ao concordarem que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desestabilizaram seu senso de direção da economia, podem estar próximas de enfrentar um intenso debate interno sobre a resposta correta da política monetária, incluindo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.