thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump impõe pesadas tarifas sobre produtos do México, Canadá e China

Imagem de Donald Trump em seu escritório na Casa Branca, olhando atentamente para um documento enquanto o presidente dos EUA. Ele exibe uma expressão concentrada.

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou neste sábado a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China a partir de terça-feira, para atender a uma emergência nacional sobre o fentanil e a entrada de estrangeiros ilegais nos Estados Unidos, disseram autoridades da Casa Branca.

Produtos do setor de energia do Canadá terão apenas uma tarifa de 10%, mas as importações mexicanas de energia serão cobradas em 25%, disseram as autoridades a jornalistas.

Trump declarou emergência nacional sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, o que permite amplos poderes para lidar com crises, para autorizar as tarifas.

Autoridades da Casa Branca disseram que não haverá exclusões das tarifas. Além disso, no caso específico do Canadá, informaram que a isenção tarifária “de minimis” dos EUA para pequenas remessas abaixo de 800 dólares seria cancelada.

As medidas dão continuidade a uma ameaça repetida por Trump desde pouco depois de sua vitória na eleição presidencial do ano passado e, provavelmente, devem desencadear uma retaliação. Também correm o risco de deflagrar uma guerra comercial que pode causar uma ampla ruptura econômica para os países envolvidos.

Não ficou claro se Trump, que jogou golfe em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, neste sábado antes de assinar a ordem, vai falar com a mídia sobre as obrigações.

Trump estabeleceu o prazo de 1º de fevereiro para pressionar por uma ação enérgica para interromper o fluxo do opiáceo fentanil e de precursores químicos da China para os EUA via México e Canadá, assim como para impedir que imigrantes ilegais cruzem as fronteiras dos EUA.

Com menos de duas semanas de seu segundo mandato, Trump está alterando as normas de como os Estados Unidos são governados e interagem com seus vizinhos e com o mundo de um modo geral.

Na sexta-feira, ele se comprometeu a prosseguir com as taxas, apesar de reconhecer que elas poderiam causar transtornos e dificuldades para as famílias norte-americanas.

 

(Reportagem de Jarrett Renshaw, em Palm Beach, e David Lawder e Andrea Shalal, em Washington)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo com arquitetura moderna, céu nublado ao fundo e bandeiras na frente.

Parlamento da UE aprova acordo para enfraquecer leis de sustentabilidade corporativa

BRUXELAS, 16 Dez (Reuters) – O Parlamento Europeu deu sua aprovação formal nesta terça-feira para reduzir as leis de sustentabilidade corporativa da UE, eliminando um dos obstáculos legais finais antes que as mudanças possam se tornar lei. O Parlamento Europeu votou para aprovar as mudanças, com 428 parlamentares a favor,

Imagem do plenário do Congresso Nacional do Brasil, com deputados e senadores discutindo e trabalhando durante sessão, com telas exibindo dados oficiais ao fundo.

Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária

16 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira o texto-base do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, com regras sobre a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Segundo a Agência Câmara

Protesto na Praça do Trocadero em frente à Torre Eiffel, em Paris, com manifestantes segurando bandeiras e cartazes, incluindo um com a mensagem "Stop Mergosur".

Parlamentares da UE buscam aumentar controles sobre importações agrícolas do Mercosul

Por Philip Blenkinsop ESTRASBURGO, 16 Dez (Reuters) – Os parlamentares da União Europeia defenderam nesta terça-feira controles mais rígidos sobre as importações de produtos agrícolas resultantes de um possível acordo comercial com o bloco sul-americano Mercosul, potencialmente atendendo às reclamações dos críticos do acordo. A votação ocorre um dia depois

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.