REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Trump impõe pesadas tarifas sobre produtos do México, Canadá e China

Trump impõe pesadas tarifas sobre produtos do México, Canadá e China

Trump impõe pesadas tarifas sobre produtos do México, Canadá e China

Imagem de Donald Trump em seu escritório na Casa Branca, olhando atentamente para um documento enquanto o presidente dos EUA. Ele exibe uma expressão concentrada.

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou neste sábado a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China a partir de terça-feira, para atender a uma emergência nacional sobre o fentanil e a entrada de estrangeiros ilegais nos Estados Unidos, disseram autoridades da Casa Branca.

Produtos do setor de energia do Canadá terão apenas uma tarifa de 10%, mas as importações mexicanas de energia serão cobradas em 25%, disseram as autoridades a jornalistas.

Trump declarou emergência nacional sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, o que permite amplos poderes para lidar com crises, para autorizar as tarifas.

Autoridades da Casa Branca disseram que não haverá exclusões das tarifas. Além disso, no caso específico do Canadá, informaram que a isenção tarifária “de minimis” dos EUA para pequenas remessas abaixo de 800 dólares seria cancelada.

As medidas dão continuidade a uma ameaça repetida por Trump desde pouco depois de sua vitória na eleição presidencial do ano passado e, provavelmente, devem desencadear uma retaliação. Também correm o risco de deflagrar uma guerra comercial que pode causar uma ampla ruptura econômica para os países envolvidos.

Não ficou claro se Trump, que jogou golfe em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, neste sábado antes de assinar a ordem, vai falar com a mídia sobre as obrigações.

Trump estabeleceu o prazo de 1º de fevereiro para pressionar por uma ação enérgica para interromper o fluxo do opiáceo fentanil e de precursores químicos da China para os EUA via México e Canadá, assim como para impedir que imigrantes ilegais cruzem as fronteiras dos EUA.

Com menos de duas semanas de seu segundo mandato, Trump está alterando as normas de como os Estados Unidos são governados e interagem com seus vizinhos e com o mundo de um modo geral.

Na sexta-feira, ele se comprometeu a prosseguir com as taxas, apesar de reconhecer que elas poderiam causar transtornos e dificuldades para as famílias norte-americanas.

 

(Reportagem de Jarrett Renshaw, em Palm Beach, e David Lawder e Andrea Shalal, em Washington)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Vista detalhada da fachada da Stock Exchange, destacando esculturas clássicas e o nome em letras douradas, simbolizando a riqueza e o comércio.

Futuros recuam em meio a conflitos comerciais entre EUA e China

(Reuters) – Os futuros dos principais índices de Wall Street tinham leve baixa nesta terça-feira, com os investidores se afastando de ativos de risco depois que a China implementou tarifas de importação retaliatórias contra os Estados Unidos. Minutos depois que a tarifa de 10% imposta pelo presidente dos EUA, Donald

Imagem representativa da marca Deepseek, com um teclado iluminado em azul e mãos estilizadas sobre as teclas, simbolizando interatividade tecnológica.

Austrália proíbe DeepSeek em dispositivos do governo, alega preocupações com segurança

SYDNEY (Reuters) – A Austrália baniu o DeepSeek de todos os dispositivos do governo devido a preocupações de que a startup chinesa de inteligência artificial representa riscos de segurança, informou o governo australiano nesta terça-feira. O secretário do Departamento de Assuntos Internos emitiu uma orientação obrigatória para que todas as

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste um terno e um chapéu; ele gesticula enquanto fala, mostrando seu estilo descontraído em eventos públicos.

Em mensagem ao Congresso, Lula aposta na redução da inflação em 2025 e 2026

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em mensagem presidencial encaminhada ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, que o governo não irá se afastar do compromisso de “robustez fiscal” e estimou que a inflação cederá neste ano e no próximo. “Em 2025, a redução da inflação deverá

Donald Trump em uma coletiva de imprensa expressando suas opiniões com gestos enérgicos. Ele está vestido com um paletó escuro e uma gravata vermelha, destacando-se em um fundo institucional.

Trump mira órgão de direitos humanos da ONU e agência de assistência palestina

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve interromper nesta terça-feira o envolvimento dos EUA com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e manter a suspensão do financiamento da agência de assistência palestina da ONU, UNRWA, disse uma autoridade da Casa Branca na segunda-feira. A