thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump escolhe Elise Stefanik para ser embaixadora da ONU

Trump escolhe Elise Stefanik para ser embaixadora da ONU

Por Katharine Jackson

WASHINGTON (Reuters) – O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump informou nesta segunda-feira que escolheu a parlamentar republicana Elise Stefanik para servir como embaixadora dos EUA na ONU.

“Tenho a honra de nomear a deputada Elise Stefanik para servir em meu gabinete como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Elise é uma lutadora incrivelmente forte, dura e inteligente do (movimento) America First (América em Primeiro Lugar)”, disse Trump em comunicado.

Parlamentar do Estado de Nova York, formada em Harvard e presidente da Conferência Republicana da Câmara dos Deputados, Stefanik, de 40 anos, tem sido uma feroz aliada de Trump. Ela disse em uma publicação no X que aceitou a indicação.

“O trabalho que temos pela frente é imenso porque vemos o antissemitismo disparar, junto com quatro anos de liderança catastroficamente fraca dos EUA, que enfraqueceu significativamente nossa segurança nacional e diminuiu nossa posição aos olhos de aliados e adversários”, disse Stefanik.

“Estou pronta para promover a restauração da paz America First pelo presidente Donald J. Trump através de uma liderança forte no cenário mundial no primeiro dia nas Nações Unidas”, disse ela.

A nomeação de Stefanik está sujeita à aprovação do Senado, o que é esperado após seus colegas republicanos recuperaram o controle da Casa nas eleições da semana passada.

A ONU tem se planejado para o retorno de Trump e cortes no financiamento e no envolvimento dos EUA com o órgão mundial que provavelmente virão com seu segundo mandato de quatro anos como presidente.

Um recuo dos EUA na ONU poderia abrir as portas para a China, que vem aumentando sua influência na diplomacia global e, assim como os Estados Unidos, é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Trump ofereceu poucos detalhes específicos sobre a política externa do seu segundo mandato, mas seus apoiadores afirmam que a força de sua personalidade e sua abordagem de “paz por meio da força” ajudarão a submeter líderes estrangeiros à sua vontade. Ele prometeu resolver a guerra na Ucrânia e espera-se que dê forte apoio a Israel em seus conflitos com o Hamas e o Hezbollah em Gaza e no sul do Líbano.

Uma das principais preocupações da ONU gira em torno da decisão a ser tomada pelos Estados Unidos sobre contribuir com menos dinheiro para o órgão mundial de 193 membros e se os EUA vão se retirar das principais instituições e acordos multinacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde e o acordo climático de Paris. Durante o primeiro mandato de Trump, os EUA se retiraram do acordo climático e anunciaram planos para deixar a OMS.

O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, parabenizou Stefanik por sua indicação nesta segunda-feira.

“Em um momento em que o ódio e as mentiras enchem os corredores da ONU, sua clareza moral inabalável é mais necessária do que nunca. Desejo-lhe sucesso ao defender com firmeza a verdade e a justiça”, disse, em uma publicação no X.

Stefanik assumiu uma posição de liderança republicana na Câmara em 2021, quando foi eleita para substituir a então deputada Liz Cheney, destituída por criticar as contínuas alegações falsas de fraude eleitoral de Trump.

(Reportagem de Katharine Jackson e Michelle Nichols; Reportagem adicional de David Morgan)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dinheiro com retrato de George Washington, destacando o valor alto e características de uma nota de grande valor.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Homem dirigindo um carro ao ar livre, com paisagem de campo ao fundo. Pessoa de cabelo grisalho, sorrindo levemente enquanto contempla a direção.

Departamento de Justiça dos EUA divulga nova remessa dos arquivos de Epstein

Por Brad Heath WASHINGTON, 23 Dez (Reuters) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um novo conjunto de documentos de suas investigações sobre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, incluindo vídeos de câmeras de circuito interno e registros legais. A mais recente divulgação envolve cerca

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.