thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tornados atingem Região Sul e deixam 6 mortos e mais de 750 feridos no Paraná

Imagem de uma área urbana devastada por uma tempestade, com prédios destruídos, destroços espalhados e ruas com veículos e pessoas, resultando em uma cena de desastre e destruição.

SÃO PAULO (Reuters) –Tornados atingiram a Região do Sul na tarde e noite de sexta-feira, deixando pelo menos seis mortos e mais de 750 feridos no Paraná, além de destruição em cidades do oeste de Santa Catarina, segundo informações dos governos estaduais neste sábado.

O Paraná foi atingido na véspera por vários núcleos de tempestade durante o deslocamento de uma frente fria, com formação de um tornado no município de Rio Bonito do Iguaçu.

O evento climático foi classificado preliminarmente com o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, e causou grande destruição na cidade, com tombamentos de veículos, quedas de árvores e de casas de alvenaria, de acordo com autoridades locais.

Até a tarde deste sábado, mais de 750 pessoas haviam sido atendidas pelos serviços de saúde mobilizados na região, sendo que seis óbitos foram confirmados e uma pessoa estava desaparecida, informou o governo estadual. Do total de vítimas, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural.

Cerca de 1 mil pessoas foram desalojadas, disse a Defesa Civil local.

O evento climático também interrompeu o fornecimento de energia elétrica em milhares de domicílios do Paraná. Segundo a companhia elétrica Copel, 176,7 mil clientes estavam sem luz em função dos temporais na manhã de sábado. Equipes estão trabalhando para recompor os serviços desde a noite passada, acrescentou a empresa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na rede social X que uma missão do governo federal liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para o Paraná para prestar auxílio à população.

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, disse Lula.

Já em Santa Catarina, o governo local confirmou a ocorrência de três tornados na porção oeste do Estado, atingindo os municípios de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.

De acordo com as autoridades catarinenses, os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados, incluindo quedas de árvores, destelhamentos e interrupção temporária do fornecimento de energia. Não foram fornecidas informações sobre números de vítimas dos eventos no Estado.

(Por Letícia Fucuchima; edição de Marcela Ayres e Pedro Fonseca)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sede do Ministério da Fazenda em Brasília

Fazenda reduz projeção para o crescimento do PIB de 2,4% para 2,3% em 2026

BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou ligeiramente para baixo, nesta sexta-feira, sua projeção para o crescimento econômico em 2026, revendo para cima a estimativa para a inflação ao consumidor no ano. Relatório da SPE projetou a alta do PIB neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.