SÃO PAULO (Reuters) –Tornados atingiram a Região do Sul na tarde e noite de sexta-feira, deixando pelo menos seis mortos e mais de 750 feridos no Paraná, além de destruição em cidades do oeste de Santa Catarina, segundo informações dos governos estaduais neste sábado.
O Paraná foi atingido na véspera por vários núcleos de tempestade durante o deslocamento de uma frente fria, com formação de um tornado no município de Rio Bonito do Iguaçu.
O evento climático foi classificado preliminarmente com o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, e causou grande destruição na cidade, com tombamentos de veículos, quedas de árvores e de casas de alvenaria, de acordo com autoridades locais.
Até a tarde deste sábado, mais de 750 pessoas haviam sido atendidas pelos serviços de saúde mobilizados na região, sendo que seis óbitos foram confirmados e uma pessoa estava desaparecida, informou o governo estadual. Do total de vítimas, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural.
Cerca de 1 mil pessoas foram desalojadas, disse a Defesa Civil local.
O evento climático também interrompeu o fornecimento de energia elétrica em milhares de domicílios do Paraná. Segundo a companhia elétrica Copel, 176,7 mil clientes estavam sem luz em função dos temporais na manhã de sábado. Equipes estão trabalhando para recompor os serviços desde a noite passada, acrescentou a empresa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na rede social X que uma missão do governo federal liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para o Paraná para prestar auxílio à população.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, disse Lula.
Já em Santa Catarina, o governo local confirmou a ocorrência de três tornados na porção oeste do Estado, atingindo os municípios de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
De acordo com as autoridades catarinenses, os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados, incluindo quedas de árvores, destelhamentos e interrupção temporária do fornecimento de energia. Não foram fornecidas informações sobre números de vítimas dos eventos no Estado.
(Por Letícia Fucuchima; edição de Marcela Ayres e Pedro Fonseca)




