thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tarifas causam interrupção “sem precedentes” nas regras do comércio global, afirma diretora da OMC

Mulher idosa usando chapéu, óculos escuros e roupa azul com estampa de flores, ao ar livre com bandeira da Eslováquia ao fundo, simbolizando orgulho nacional e identidade cultural.

GENEBRA (Reuters) – A parcela do comércio global realizada nos termos da Organização Mundial do Comércio (OMC) caiu para 72% e pode cair ainda mais, em meio à maior perturbação do sistema de comércio internacional nos últimos 80 anos, disse a diretora-geral da OMC à Reuters nesta terça-feira.

“Estamos vivenciando a maior perturbação das regras do comércio global, sem precedentes nos últimos 80 anos”, disse Ngozi Okonjo-Iweala em uma entrevista no início de seu segundo mandato à frente do órgão de fiscalização do comércio com sede em Genebra.

“Portanto, não é surpreendente que alguns questionem o sistema de comércio global… e a previsibilidade”, acrescentou ela, apontando sinais de resistência.

Desde a introdução das tarifas comerciais do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a parcela do comércio global conduzida sob os termos da Nação Mais Favorecida (NMF) da OMC caiu de cerca de 80%, segundo dados da OMC. O princípio exige que os membros da OMC tratem todos os outros da mesma forma.

(Reportagem de Olivia Le Poidevin e Emma Farge)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem pensativo observando ao lado enquanto está atrás de uma janela com reflexos, vestindo uma camiseta preta e usando relógio no pulso.

Julgamento de Bolsonaro no STF chega à etapa final

Por Luciana Magalhaes e Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na terça-feira a fase final do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de planejar um golpe de Estado para permanecer no poder depois de perder a eleição de 2022. O processo ganhou visibilidade internacional depois

Homem de aparência idosa com cabelo grisalho, usando óculos e terno, sorrindo para a câmera, em ambiente neutro, ideal para conteúdo sobre envelhecimento saudável.

Prorrogação do drawback para exportadores será publicada na 3ª-feira, diz Alckmin

BRASÍLIA (Reuters) – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira que a portaria prorrogando o regime de drawback será publicada na terça-feira. A medida era uma das demandas do setor produtivo diante do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de

Imagem de torres de transmissão de energia elétrica ao pôr do sol, com céu colorido ao fundo, representando infraestrutura de energia.

Governo propõe regras para abertura total do mercado livre de energia

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério de Minas e Energia abriu nesta terça-feira consulta pública com uma proposta de regras para a abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores, ação amplamente aguardada pelo setor elétrico e prevista em medida provisória. O chamado “ambiente de contratação livre”, ou

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.