thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mendonça, do STF, dá liminar em favor de SP na adesão ao programa de refinanciamento de dívidas com União

Homem de terno e óculos falando durante uma reunião ou conferência, usando microfone, em ambiente profissional.

BRASÍLIA, 26 Jan (Reuters) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça concedeu uma liminar em favor do Estado de São Paulo que reconhece a eficácia do contrato de refinanciamento da dívida do Estado com a União por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e os pagamentos realizados de acordo com os novos termos da renegociação.

Segundo Mendonça, o Estado cumpriu as exigências legais e regulamentares do Propag, como a edição de uma legislação autorizativa, a adesão a contrapartidas exigidas e a assinatura da minuta do termo aditivo enviada pela União, e fez o pagamento da primeira parcela estabelecida pelo programa com base nos valores informados pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Mendonça decidiu que o cumprimento dessas exigências foi suficiente para criar um vínculo jurídico e gerar direitos ao Estado, e a União agiu de forma contraditória ao não celebrar o contrato.

A liminar impede que a União aplique sanções e restrições de crédito, inscreva o Estado em cadastros de inadimplentes ou exija o pagamento da dívida em termos contratuais anteriores.

A decisão de Mendonça já é válida, mas ainda será submetida ao plenário do STF.

O programa prevê descontos nos juros e parcelamento do saldo das dívidas em até 30 anos e cria um fundo de equalização para compensar Estados em boa situação fiscal. Entes beneficiados por redução dos juros terão como contrapartida a exigência de investimento em áreas como educação e segurança.

 

(Por Victor Borges)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma reunião entre Donald Trump e um político brasileiro em um ambiente formal, com cortinas azuis ao fundo e uma bandeira do Brasil visível ao lado. Os dois estão sentados em cadeiras de couro, discutindo assuntos importantes.

Lula pede a Trump participação palestina em Conselho da Paz

Por Lisandra Paraguassu 26 Jan (Reuters) – Em telefonema nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ao presidente norte-americano, Donald Trump, que restrinja o chamado Conselho da Paz proposto pelos Estados Unidos às questões da Faixa de Gaza e inclua a participação de um representante da Autoridade

Transbordador de milho sendo descarregado por tubos de transferência, com tela de proteção ao fundo, em uma fazenda ou silo de armazenamento agrícola.

ANÁLISE-China favorecerá importações de soja do Brasil no 1º semestre

Por Naveen Thukral e Ella Cao e Ana Mano CINGAPURA/PEQUIM/SÃO PAULO, 26 Jan (Reuters) – A China deve aumentar importações de soja brasileira no primeiro semestre, diante de uma produção recorde e preços competitivos, reforçando o domínio da América do Sul no maior importador de oleaginosas do mundo. Os processadores

Prédio do Banco Central em Brasília 11/06/2024 REUTERS/Adriano Machado

Déficit em conta corrente do Brasil termina 2025 em 3,02% do PIB, informa BC

SÃO PAULO, 26 Jan (Reuters) – O déficit em conta corrente do Brasil alcançou 3,02% do Produto Interno Bruto em 2025, de 3,03% em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira. Em dezembro, o país teve déficit em transações correntes de US$3,363 bilhões, bem menor do

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.