thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado arquiva PEC da Blindagem após rejeição unânime pela CCJ

Protesto na rua com grande aglomeração de pessoas segurando bandeira do Brasil e cartazes, em área urbana com edifícios ao redor.

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), oficializou na tarde desta quarta-feira o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que exigiria a aprovação do Congresso para que o Supremo Tribunal Federal (STF) pudesse abrir uma ação penal contra parlamentares, a chamada PEC da Blindagem.

Mais cedo nesta quarta-feira, a matéria havia sido rejeitada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Questionado sobre o arquivamento da proposta em uma entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou o desfecho como previsível e adequado à PEC.

“Acho que aconteceu com essa PEC o destino que ela merece. Desaparecer. Porque foi uma vergonha nacional”, disse Lula

“O que eu acho um equívoco histórico foi colocar aquela PEC em votação. Desnecessária. Desnecessária, provocativa e passou um sinal péssimo para a sociedade brasileira.”

O texto fora aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados com apoio tanto de parlamentares da oposição quanto do governo, mas gerou forte reação popular e desencadeou protestos de rua em diversas cidades do país no final de semana.

Após uma tramitação rápida na Câmara, o texto foi recebido com rechaço, de forma geral, pelo Senado. Os 27 senadores da CCJ aprovaram o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-ES), que é delegado de polícia de carreira, contrário à PEC.

Durante as discussões, os parlamentares teceram duras críticas à proposta, chamando-a de PEC da Bandidagem e afirmando que causaria ainda mais impunidade no país.

Em pronunciamento no plenário, Alcolumbre disse que, regimentalmente, uma proposta rejeitada pela CCJ não poderia passar por nova votação no plenário da Casa.

“Esta presidência, com amparo claríssimo do regimento, determina o seu arquivamento”, disse o presidente do Senado, formalizando a decisão sob aplausos dos parlamentares.

Após a votação na CCJ, chegou a haver discussões sobre a necessidade de uma nova votação em plenário.

 

(Reportagem de Ricardo Brito)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem aérea do edifício governamental em Brasília, com prédios modernos e áreas verdes ao redor, sob céu parcialmente nublado.

Analistas reduzem projeção de inflação este ano pela 2ª vez, a 4,02%

SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central reduziram pela segunda vez seguida a projeção para a inflação este ano, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. A estimativa para a alta do IPCA em 2026 agora é de 4,02%, contra 4,05%

Imagem de um porto de containers à noite, com várias torres de crane e iluminação, vista ao fundo com três pessoas ao telefone em primeiro plano.

FMI eleva projeção de crescimento global em 2026 com boom de IA

Por David Lawder 19 Jan (Reuters) – O Fundo Monetário Internacional elevou novamente sua previsão de crescimento global para 2026 nesta segunda-feira, à medida que as empresas e as economias se adaptam às tarifas dos Estados Unidos e a um contínuo boom de investimentos em IA, que alimentou os ganhos

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.