thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

São Paulo recebe líderes empresariais enquanto COP30 se prepara para iniciar em Belém

Vista aérea de uma orla com prédios históricos coloridos, barcos na água e pôr do sol, destacando uma paisagem urbana costeira no Brasil.

SÃO PAULO (Reuters) – Enquanto os líderes mundiais se reúnem no Brasil para as negociações sobre as mudanças climáticas da COP30, líderes empresariais e financeiros que devem financiar a luta contra o aquecimento global estão, deliberadamente, do outro lado do país.

Muitos dos executivos que participaram das recentes cúpulas climáticas da ONU em Baku, Dubai, Sharm el-Sheikh e Glasgow se reuniram esta semana em São Paulo, em vez de disputar quartos de hotel difíceis de encontrar na pequena cidade amazônica de Belém, que sediará a cúpula de 10 a 21 de novembro deste ano.

Com a aprovação do Brasil, conferências com foco em finanças organizadas por terceiros atraíram milhares de inscritos de todo o mundo.

A maioria das duas dúzias de pessoas que falaram com a Reuters disse que não tinha planos de visitar Belém, onde os chefes de estado são esperados em uma cúpula de líderes nesta quinta e sexta-feira antes do início das negociações da COP30.

“É complicado chegar lá, muito mais difícil do ponto de vista logístico, e acho que é melhor aqui”, disse o diretor financeiro Walter Mattaliano, da Hydnum Steel, uma empresa sul-coreana que está buscando financiamento para um projeto de aço verde.

Borge Brende, presidente e CEO do Fórum Econômico Mundial, teria preferido que os eventos da COP30 fossem realizados em uma única cidade, mas ficou satisfeito com a atividade em São Paulo, chamando-a de “provavelmente a capital dos negócios da América Latina.”

A COP30 foi anunciada como uma “COP de implementação” que se concentrará em tomar medidas para cumprir compromissos anteriores, em vez de discutir em negociações políticas novos compromissos. Nesse contexto, segundo os líderes empresariais, não deve ser um problema para Belém ter uma presença empresarial menor.

“O mais importante não é se os líderes empresariais estão na mesma sala que os negociadores, mas se eles estão agindo em suas organizações de origem”, disse David Kennedy, que dirige uma iniciativa chamada Science Based Targets (metas baseadas na ciência) que ajuda as empresas a estabelecer planos ambiciosos.

(Reportagem de Simon Jessop)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso falando em ambiente natural ao ar livre, usando óculos e vestindo terno claro, na campanha ou evento ao ar livre.

Mauro Vieira terá nova reunião com secretário de Estado dos EUA na próxima semana

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um novo encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na próxima semana, no Canadá, às margens de uma reunião ministerial do G7. “As negociações continuam, seguem, têm havido reuniões virtuais de equipes

Mulher emocionada diante de um mosaico de flores e borboletas, no momento de oração ou despedida com objetos de uma cerimônia de despedida.

Moraes determina que PF investigue crime organizado no Rio de Janeiro

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira que a Polícia Federal investigue a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro, inclusive eventuais conexões com o poder público. Segundo Moraes, é preciso apurar indícios concretos de crimes com repercussão interestadual e

Elementos visuais de país, com bandeira brasileira e malásia, durante evento com discurso, destacando relações internacionais.

Brasil lança plano para aumentar financiamento climático para US$1,3 trilhão por ano

Por Lisandra Paraguassu e Sudarshan Varadhan e Simon Jessop BELÉM (Reuters) – Depois de um ano de negociações, o Brasil, anfitrião da COP30, apresentou na quarta-feira um plano para aumentar o financiamento climático para US$1,3 trilhão por ano e enfrentou vários sinais iniciais do cenário político desafiador enquanto a cidade

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.