thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Safra de soja do Brasil estimada em recorde de 178,1 mi t, mostra a 1ª previsão da Agroconsult

Colheitadeira vermelha operando em campo de soja dourada durante o dia, em uma fazenda rural.

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) – Os produtores brasileiros de soja deverão colher uma safra recorde de 178,1 milhões de toneladas métricas na temporada 2025/26, informou a Agroconsult nesta quinta-feira, em sua primeira estimativa da safra atual.

Durante um evento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), diretor da Agroconsult, André Pessôa, disse que a área plantada com soja deve crescer 2,1%, para 48,8 milhões de hectares.

A expansão da área é impulsionada principalmente pela conversão de pastagens em campos para o cultivo da oleaginosa, observou ele.

A Agroconsult estima que cerca de 85% da nova soja do Brasil já foi plantada e uma parte da safra estará pronta para exportação já em janeiro.

O Brasil, o maior produtor e exportador do mundo, envia a maior parte de sua soja para a China.

Pessôa disse que o clima tem sido favorável de maneira geral nesta temporada, com atrasos no plantio em algumas áreas e replantio forçado em outras devido a chuvas irregulares.

O esforço de replantio, no entanto, não foi tão intenso quanto na temporada 2023/24, disse ele, referindo-se a um período em que o problema foi mais generalizado devido à seca.

Mesmo assim, o replantio em alguns lugares chegou a 4% da área, o que provavelmente afetará a produtividade, disse Pessôa.

Impulsionada pela oferta abundante e pela demanda chinesa, a Agroconsult acredita que as exportações brasileiras de soja chegarão a 109,1 milhões de toneladas neste ano e aumentarão 2,7% no próximo, para 112 milhões de toneladas.

(Por Ana Mano)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sede do Ministério da Fazenda em Brasília

Fazenda reduz projeção para o crescimento do PIB de 2,4% para 2,3% em 2026

BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou ligeiramente para baixo, nesta sexta-feira, sua projeção para o crescimento econômico em 2026, revendo para cima a estimativa para a inflação ao consumidor no ano. Relatório da SPE projetou a alta do PIB neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.