thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rússia diz que vai reverter ratificação de acordo que proíbe testes nucleares

Rússia diz que vai reverter ratificação de acordo que proíbe testes nucleares

Por Francois Murphy e Jonathan Landay

VIENA/WASHINGTON (Reuters) – O enviado da Rússia à Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO) disse nesta sexta-feira que Moscou vai revogar a ratificação do pacto, uma medida que Washington denunciou como uma ameaça à “norma global” contra testes de explosões nucleares.

O anúncio de Mikhail Ulyanov adicionou novo combustível às tensões entre Rússia e EUA, maiores pontências nucleares do mundo, sobre a invasão da Ucrânia por Moscou.

Ulyanov, enviado de Moscou à CTBTO, disse no X, a plataforma de rede social anteriormente conhecida como Twitter, que “a #Rússia planeja revogar a ratificação (que aconteceu no ano 2000) do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares”.

“O objetivo é estar em pé de igualdade com os #EUA que assinaram o tratado, mas não o ratificaram. A revogação não significa a intenção de retomar os testes nucleares”, disse ele.

O CTBT foi assinado por 187 países e ratificado por 178, mas não pode entrar em vigor até que oito países resistentes o tenham assinado e ratificado. China, Egito, Irã e Israel assinaram, mas não ratificaram. Coreia do Norte, Índia e Paquistão não assinaram.

Embora os EUA tenham assinado, mas não ratificado o tratado, o país tem observado uma moratória sobre explosões de testes de armas nucleares desde 1992 e diz não ter planos de abandonar.

“Estamos perturbados com os comentários do embaixador Ulyanov em Viena hoje”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA em comunicado. “Uma medida como esta por parte de qualquer Estado põe em perigo desnecessariamente a norma global contra testes de explosivos nucleares.”

(Reportagem de François Murphy)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de várias cédulas de dinheiro, incluindo notas de 1 dólar americano e de 50 reais brasileiros, destacando as diferenças entre as moedas.

Dólar tem leves baixas ante o real em sessão ainda sem gatilhos

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registra leves baixas ante o real nesta segunda-feira, enquanto no exterior a moeda norte-americana tem ligeiras altas ante boa parte das demais divisas, com os agentes à espera de gatilhos que possam definir uma tendência mais clara ao longo do

Reunião do pré-COP30 no Brasil, com líderes e representantes discutindo questões ambientais na Amazônia, em preparação para a Conferência do Clima de 2025.

Brasil dá início aos eventos climáticos da COP30 em ano de distrações

Por Simon Jessop e Katy Daigle SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil inicia nesta segunda-feira três semanas de eventos ligados à cúpula climática COP30, na esperança de mostrar um mundo ainda determinado a enfrentar o aquecimento global, mas isso pode ser difícil em um ano marcado por turbulências econômicas e

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.